Guarapuava sedia Fórum Teia Cultura Viva Paraná 2026

Programação conta com plenárias, grupos de trabalho e apresentações culturais ao longo de três dias

31/01/2026 07H41

Foto: Secom

Guarapuava recebe, entre os dias 30,  31 de janeiro e 1º de fevereiro, o Teia/Fórum Cultura Viva Paraná 2026, realizado no câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento reune representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todas as regiões do Estado para a construção coletiva de diretrizes, políticas e estratégias voltadas ao fortalecimento da cultura comunitária e participativa.

A secretária de Cultura, Rossana Campelo, destacou a relevância do evento para o município e para a política cultural, ressaltando o impacto das discussões promovidas pelo Teia Nacional Paraná 2026.

“Neste final de semana estamos recebendo um grande evento, o Teia Nacional Paraná 2026, no qual discutimos as novas diretrizes que estarão em vigência pelos próximos dez anos. O tema deste ano é especialmente relevante, pois aborda os pontos de cultura pela justiça climática”, afirmou.

A diretora de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Laura Haddad, destacou a importância do encontro como um espaço de articulação e fortalecimento da cultura viva no Estado, ressaltando que o Fórum Teia Paraná 2026 reunirá, ao longo de três dias, diversos pontos e pontões de cultura de todas as regiões do Paraná, promovendo a diversidade, a pluralidade de ideias e as diferentes expressões culturais. Ela também enfatizou a parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Comissão Organizadora e a Secretaria de Cultura de Guarapuava para a realização do evento em um momento considerado significativo para o setor cultural.

Os Fóruns e Teias de Pontos de Cultura são espaços de articulação, diálogo e participação social, voltados ao fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva, promovendo a troca de experiências e a valorização da produção cultural nos territórios. A edição realizada em Guarapuava integrou a etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional, tendo como tema central “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”.

Leonir Duarte, representante do Ponto de Cultura Centro de Tradições Gaúchas de Guarapuava, destacou a importância de o município sediar o Fórum Estadual, ressaltando a descentralização das atividades culturais da capital e o fortalecimento da participação dos municípios do interior do Paraná no debate sobre a Política Nacional de Cultura Viva.

“Para nós foi uma conquista muito grande conseguir trazer o Fórum Estadual para a cidade de Guarapuava, pois isso descentraliza as ações da capital e amplia a participação das cidades do interior do Paraná”.

Durante o evento, a secretária de Cultura de Guarapuava, Rossana Campelo, representou a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, e realizou a entrega dos Certificados de Pontos de Cultura do Estado. Ao todo, mais de 60 certificados foram entregues.

Ao longo dos três dias de programação, foram realizados debates, plenárias, grupos de trabalho e apresentações culturais, organizados a partir de três eixos principais: o Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos; a Governança da Política Nacional de Cultura Viva; e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística. As propostas elaboradas durante o encontro foram sistematizadas e encaminhadas para discussão em âmbito nacional.

(Com assessoria)

Deixe seu comentário:


Veja Mais