Guarapuava participa do Saúde em Movimento e tem experiência reconhecida entre as melhores do Paraná
Equipe da Secretaria de Saúde integra evento estadual e destaca trabalho da Atenção Primária com prática selecionada entre 558 propostas
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa do evento Saúde em Movimento 2026, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, entre os dias 24 e 26 de março, no Expotrade Convention Center, em Pinhais. O encontro reúne gestores e profissionais de saúde de todo o Estado para discutir estratégias de qualificação e fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a programação, que inclui painéis, oficinas, minicursos e reuniões técnicas, Guarapuava teve uma experiência selecionada entre as 30 melhores do Paraná, entre 558 propostas inscritas. O trabalho apresentado, intitulado “Gestão integrada entre APS, Vigilância e tecnologia para qualificação da busca ativa de hanseníase na planificação”, foi desenvolvido com base na análise de dados epidemiológicos de aproximadamente cinco anos no território da unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Tancredo Neves.
A iniciativa evidencia a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS), a Vigilância em Saúde e o uso de tecnologias para aprimorar a identificação e o acompanhamento de casos, fortalecendo o cuidado com a população. A experiência foi construída dentro da estratégia do PlanificaSUS, voltada à organização dos processos de trabalho e à qualificação da assistência com base nas necessidades da população.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, o reconhecimento no evento destaca os avanços da Atenção Primária no município. “O Saúde em Movimento é um espaço importante de troca e aprendizado no SUS, e o PlanificaSUS tem nos ajudado a organizar melhor o cuidado e qualificar o trabalho das equipes. Estar entre as 30 experiências selecionadas, entre 558 propostas, mostra a força da nossa Atenção Primária. Sabemos dos desafios, mas esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo”, destacou.
Além da apresentação das iniciativas, o evento também promove a troca de conhecimentos entre os municípios e a atualização dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população. A programação contempla ainda o Encontro Estadual do PlanificaSUS, lançamento de novas estratégias digitais na saúde e discussões sobre temas como atenção primária, saúde mental, vigilância e organização do cuidado.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
NOVIDADEMotoristas recebem orientação sobre novo aplicativo do ESTAR Digital em Guarapuava
Agentes do ESTAR estão nas ruas e na sede do serviço auxiliando motoristas na migração de saldos e no uso do novo aplicativo do estacionamento rotativo
25/06/2026 17h03 -
OLHO NO FUTURO!Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e profissionais para planejar o futuro do setor em Guarapuava
Evento debate o fortalecimento da Atenção Primária e constrói propostas que irão nortear as políticas públicas de saúde nos próximos anos
25/06/2026 17h00 -
DE OLHOAnvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
Medidas estão publicadas no Diário Oficial da União
25/06/2026 16h10 -
INTERDIÇÃOCRM-PR determina indicativo de interdição ética da Policlínica Mater Dei de Guarapuava
Fiscalização identificou irregularidades assistenciais e éticas que comprometem a segurança dos pacientes e as condições adequadas para o exercício da medicina
25/06/2026 15h17 -
REFORÇO NA SAÚDE!Guarapuava inaugura nesta sexta (26) complexo inédito de cuidados paliativos com investimento de R$ 23,2 milhões da Itaipu
Presidente da Itaipu cumpre agenda na cidade nesta sexta-feira (26)
25/06/2026 14h48 -
REFORÇOGoverno do Paraná reforça campanha de vacinação contra gripe nas escolas estaduais
Iniciativa é realizada pelas secretarias estaduais da Saúde e da Educação e abrange alunos, professores e funcionários
25/06/2026 14h10



