Guarapuava já tem endereço definido no Programa Poupatempo, do Governo do Estado
O objetivo é garantir um padrão de qualidade em todas as regiões do Estado, com estruturas modernas, áreas de espera, estacionamento e diretrizes de acessibilidade
O Governo do Estado divulgou nessa segunda-feira (29 de setembro) os endereços de novas unidades do Poupatempo Paraná, modelo de atendimento ao cidadão que reúne, em um só local, diversos órgãos e serviços estaduais. Com isso, as 20 unidades espalhadas pelo Estado devem começar a operar entre outubro deste ano e os primeiros meses de 2026.
As cidades que tiveram os endereços confirmados foram Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Colombo, Guarapuava, Pinhais e Toledo. Os locais das outras unidades já haviam sido confirmados e os endereços de Arapongas e Paranaguá devem ser disponibilizados em breve.
As cidades que vão receber as primeiras unidades foram escolhidas com base em critérios de acessibilidade e em regiões que concentram grande fluxo populacional. O objetivo é garantir um padrão de qualidade em todas as regiões do Estado, com estruturas modernas, áreas de espera, estacionamento e diretrizes de acessibilidade.
Iniciam em outubro os atendimentos nas unidades de Curitiba (Shopping Estação), Ponta Grossa, Londrina e Umuarama. Em novembro, outras seis unidades (São José dos Pinhais, Curitiba/Pinheirinho, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Araucária) devem estar abertas ao público. As demais iniciam a operação entre dezembro deste ano e março de 2026.
Confira o endereço das unidades do Poupatempo Paraná:
- Apucarana: Rua Nagib Daher, 43 – Centro
- Araucária: Rua São Vicente de Paulo, 205, Centro – Mall Edifício HD
- Campo Largo: Rua Marechal Deodoro, 834 – Centro
- Campo Mourão: Avenida Manoel Mendes de Camargo, 951 – Centro
- Cascavel: Av. Toledo, 432 – Cascavel JL Shopping
- Colombo: Rua Dorval Ceccon, 664 – Colombo Park Shopping
- Curitiba:
Centro: Av. 7 de Setembro, 2.775 – Shopping Estação
Pinheirinho: BR 116, 16.303 - Park Shopping Boulevard
Boa Vista: Av. Paraná, 2.272
- Foz do Iguaçu: Av. Costa e Silva, 185 – Cataratas JL Shopping
- Guarapuava: Rua Capitão Rocha 1.653 – Centro
- Londrina: Av. Theodoro Victorelli, 150 – Boulevard Shopping Londrina
- Maringá: Av. Tuiuti, 710 – Vila Morangueira – Shopping Cidade Maringá
- Pinhais: Rodovia João Leopoldo Jacomel, 12.955
- Ponta Grossa: Rua Ermelino de Leão, 703 – Palladium Shopping PG
- São José dos Pinhais: Rua Dona Izabel a Redentora, 1.434 – Shopping São José
- Toledo: Rua Barão do Rio Branco, 2.451
- Umuarama: Av. Paraná, 8455 – Palladium Shopping Umuarama
COMO VAI FUNCIONAR
As unidades prestarão atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os espaços possuem estruturas padronizadas e acessíveis, que incluem áreas de espera, atendimento e estacionamento, além de uma arquitetura focada no conforto dos cidadãos e na agilidade aos serviços prestados.
Para obter atendimento, a orientação aos cidadãos é efetuar um agendamento prévio. Isso poderá ser feito por um portal ou aplicativo, que estará disponível para aparelhos celulares com sistemas Android e IOS. Também será possível agendar diretamente nos totens de autoatendimento instalados dentro das unidades. Em algumas delas, os totens funcionarão em horário estendido para acesso a serviços digitais, incluindo o agendamento para atendimento presencial.
O cidadão poderá escolher a forma de atendimento que mais lhe convém. No modelo presencial, ele agenda pelo portal ou aplicativo, comparece à unidade e é direcionado ao guichê após uma triagem inicial. Outra opção é a videochamada, em que o atendimento ocorre de forma remota, em dia e horário marcados, sem a necessidade de deslocamento. Já quem preferir pode acessar serviços digitais pelo portal, aplicativo ou totens de autoatendimento.
Entre os mais de 100 serviços disponíveis à população paranaense, estão a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional e atendimentos relacionados a veículos e habilitação do Detran-PR. Pessoas interessadas em adquirir imóveis com vantagens do programa Casa Fácil Paraná também poderão efetuar cadastro nas centrais de atendimento, enquanto aquelas que já possuem financiamento com a Cohapar poderão consultar dívidas e emitir faturas.
Haverá serviços da Copel, como a emissão de segunda via de contas de energia, pedidos de desligamento ou religamento de unidades consumidoras e atualização cadastral. A população também poderá solicitar a emissão de segunda via de faturas de água da Sanepar, pedir ligações ou desligamentos de ramais e registrar pedidos de reparos na rede.
O Poupatempo Paraná oferecerá ainda encaminhamento de solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador. Por fim, também será possível resolver pendências relacionadas às secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda, bem como de outros órgãos estaduais, como a Jucepar.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TECNOLOGIAPresidente da Alep cumpre agenda em Guarapuava e participa do WinterShow em Entre Rios
Alexandre Curi ouve demandas do setor produtivo e reforça apoio a projetos estratégicos de agricultura e infraestrutura em Guarapuava
02/10/2025 15h40 -
EMPREENDERCampo Real inaugura o Centro de Empreendedorismo
A inauguração do CEPE integra as comemorações dos 25 anos da Campo Real
02/10/2025 15h23 -
EM OBRASEstado investe R$ 1,4 bilhão em rodovias de concreto na região de Guarapuava – e vem mais
São sete grandes intervenções, sendo duas em etapas de licitação, para modernizar quase 300 quilômetros
02/10/2025 14h50 -
INVESTIMENTOSArtagão Júnior e prefeito Fernando entregam maquinários e anunciam mais de R$ 31 milhões em investimentos em Virmond
Durante a cerimônia, Artagão Júnior parabenizou a gestão municipal pela união de esforços em prol da comunidade
02/10/2025 14h10 -
EM OBRAS Prefeitura inicia projeto de ampliação da iluminação no Parque do Lago, em Guarapuava
Além das novas luminárias, espaço passa a contar com sistema de câmeras de monitoramento 24h
02/10/2025 13h23 -
ALERTA Procon Guarapuava alerta sobre risco de bebidas alcoólicas adulteradas
Casos de intoxicação por metanol em São Paulo ligam o sinal de alerta também para os consumidores guarapuavanos
02/10/2025 12h50