Frio intenso marca o fim de semana em Guarapuava: temperaturas abaixo de 10°C e sol predominante

Frente fria se despede, mas deixa para trás um cenário típico de inverno rigoroso na região central do Paraná

18/07/2025 14H50

A sexta-feira (18 de julho) começou gelada em Guarapuava e em boa parte do Paraná. A massa de ar frio e seco que avançou sobre o estado após a passagem de uma frente fria despencou as temperaturas e deixou o clima com a cara do inverno paranaense. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o final de semana seguirá com madrugadas frias, manhãs com geada pontual e predomínio de sol ao longo do dia — mas o calor não volta tão cedo.

Nesta sexta, a mínima em Guarapuava ficou próxima dos 5°C, com sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos constantes. Na capital Curitiba, os termômetros marcaram entre 5°C e 6°C ao amanhecer, e em cidades como Palotina, Ponta Grossa e Palmas, as mínimas chegaram a 1,1°C, 3,1°C e 3,4°C, respectivamente. “Apesar do frio intenso, os valores ainda não superam os dias 24 e 25 de junho, que seguem sendo os mais gelados do ano”, explica o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar.

SÁBADO GELADO, MAS COM SOL

Em Guarapuava, o sábado (19) terá variação entre 5°C e 20°C. O frio será mais intenso nas primeiras horas do dia, especialmente em áreas de fundos de vale, onde ainda pode ocorrer geada fraca e isolada. Já nas demais regiões, o tempo firme e ensolarado contribui para tardes mais agradáveis.

Em Curitiba, a variação prevista é de 5°C a 18°C. Em Foz do Iguaçu, as temperaturas devem oscilar entre 9°C e 20°C, e em Maringá, os termômetros podem alcançar até 25°C.

Segundo o Simepar, o risco de geada será mais concentrado entre os Campos Gerais, Centro-Sul do estado e a Região Metropolitana da capital. No entanto, sem nuvens e sem previsão de chuva, o sol deve prevalecer ao longo de todo o final de semana.

DOMINGO COM NEVOEIRO E FRIO PERSISTENTE

No domingo (20), o cenário se repete: amanhecer gelado, sol à tarde e variação térmica significativa. Guarapuava terá novamente mínima de 5°C e máxima na casa dos 21°C. Já em cidades como Pinhais, Palmas e Pato Branco, os termômetros ficarão entre 6°C e 21°C. Pode haver formação de nevoeiros entre o Sul, Centro e Leste do Paraná, o que pode afetar a visibilidade em rodovias nas primeiras horas do dia.

AR SECO E RISCO DE QUEIMADAS

Além das baixas temperaturas, a umidade relativa do ar tem chamado a atenção. Após semanas sem chuvas significativas, diversas cidades do estado apresentaram índices preocupantes. Londrina registrou apenas 29,8% na quinta-feira (17), Loanda chegou a 26% no sábado (12) e Altônia a 29% no domingo (13).

“O frio ajuda a melhorar levemente a sensação de ar seco, mas a ausência de chuvas continua elevando o risco de incêndios florestais e impactando a qualidade do ar, especialmente na região Norte”, alerta Jacobsen.

SIMEPAR: OLHO DO TEMPO NO PARANÁ

Com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados essenciais para a Defesa Civil e demais órgãos públicos. As previsões são atualizadas duas vezes ao dia no site oficial www.simepar.br, com informações detalhadas para os 399 municípios do estado.

O frio segue como protagonista nos próximos dias, mas com céu limpo e sol brilhando sobre Guarapuava, o inverno paranaense se mostra em sua forma mais clássica: gelado, seco e belo.

#ClimaEmGuarapuava #FrioIntenso #Geada #InvernoParanaense #GuarapuavaCongelando #Simepar #PrevisãoDoTempo #TempoFrio #MassaDeArFrio #SolComGeada #SecaNoParaná #AlertaBaixaUmidade #GmaisNoticias


Veja Mais