Entre Rios, em Guarapuava, pode representar o Brasil na eleição de melhor "Vila Turística" do mundo
Resultado nacional sai em outubro

O Ministério do Turismo (MTur) selecionou Entre Rios como uma das cinco destinos turísticos rurais brasileiros que representarão o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa é realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para promover as maiores vilas rurais do mundo.
“Recebemos a notícia da indicação do nosso município ao concurso com grande alegria. Sabemos da importância do distrito de Entre Rios para o desenvolvimento local e nacional. Essa é mais uma conquista para Guarapuava. Estamos trilhando um caminho de desenvolvimento em todas as áreas e acreditamos que o nosso turismo também é a força motriz para tudo isso”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Com a seleção em nível nacional, o município de Guarapuava, reforça o seu potencial turístico por meio de belezas naturais, características históricas e culturais, além de sua produção agrícola. A cidade se destaca como o maior produtor de cevada produzida no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente, o município já detém o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte, de acordo com a Lei Estadual n° 19124/2017 e busca por meio de um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados o título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”. Um perfil de desenvolvimento agrícola e econômico iniciado pelos primeiros imigrantes suábios que chegaram em Guarapuava e se instalaram no distrito.
“Essa visibilidade nacional do distrito de Entre Rios é muito importante. Estarmos entre as 5 melhores Vilas Turísticas do país é um reconhecimento do trabalho desenvolvido. Agora, concorrer a um título internacional só nos mostra o grande potencial turístico que temos”, enfatizou a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila.
Além do distrito de Guarapuava, as regiões indicadas são: Tuiuti (SP), Vila Dona Francisca (SC), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP). O resultado da seleção será divulgado em outubro, na Assembleia Geral da OMT. A organização selecionará apenas dois representantes para concorrer à premiação.
“O reconhecimento internacional conferido pela OMT é um grande incentivo para continuarmos investindo em infraestrutura turística, na preservação do meio ambiente, e na capacitação de nossos profissionais, a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes e fortalecer a competitividade de nossas vilas no mercado global”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
VILA DE ENTRE RIOS (PR)
Localizada a 14km da cidade de Guarapuava, capital da cevada e do malte no Centro Sul do Paraná, a vila de Entre Rios é composta por cinco colônias são elas: Jordãozinho, Samambaia, Vitória, Socorro e Cachoeira. A localidade possui inúmeras opções para degustar cervejas premiadas e a culinária típica, como as famosas tortas alemãs.
Em 1951, a região foi colonizada pelos Suábios do Danúbio, refugiados de guerra de origem eslavo-alemã, que mantêm até hoje suas tradições, cultura, gastronomia, arquitetura e a produção de cervejas artesanais. Atualmente, Guarapuava é responsável por 30% da produção de grãos de cevada de todo país. Isso significa que em cada 4 cervejas produzidas no Brasil, 3 delas contém a matéria prima produzida em Entre Rios.
O distrito conta ainda com vários atrativos de grande beleza cênica, como campos verdes, cachoeiras e rios ideais para a prática de esportes de aventura como rapel e trekking, além de serem propícios para pesca esportiva.
Veja Mais
-
OLHO NA DATACNPJ de autônomos, prestadores e produtores rurais é adiado para 2027
Receita pretende simplificar obrigação criada por reforma tributária
27/06/2026 08h07 -
OLHO NO FUTURO!Sanepar e UFPR estudam peixe que atua como filtro e reduz gases do efeito estufa
O lambari-miúdo, nativo e endêmico do Rio Iguaçu, ajuda a reduzir a presença do metano na atmosfera, um dos mais nocivos para o aquecimento global
27/06/2026 07h42 -
RESGATEBombeiros do Paraná embarcam para socorrer vítimas do terremoto na Venezuela
Equipe participa da missão brasileira de socorro às vítimas
27/06/2026 07h10 -
LADRÃO DETIDOFurto em série no Centro: suspeito é flagrado com chocolates, doces e roupas furtadas em Guarapuava
Homem de 25 anos confessou que pretendia vender os produtos nas ruas
27/06/2026 06h37 -
ADIADO!29ª edição da Arrecadação Solidária é adiada devido à previsão de chuva neste sábado (27)
Nova data será divulgada pelos canais oficiais da Prefeitura e instituições organizadoras
27/06/2026 06h17 -
LUTOÓbitos de hoje (27 - sábado) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
27/06/2026 06h15



