Duas frentes frias mudam o tempo no Paraná a partir desta sexta (19)
Uma frente fria chegou ao estado no amanhecer desta sexta-feira (19)

A chuva voltou ao Paraná nesta sexta-feira (19 de junho de 2026). Uma frente fria chegou ao estado no amanhecer desta sexta, e atravessa o Paraná até sábado (20). Após uma trégua da chuva entre o fim de sábado e o domingo (21), o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) já monitora a aproximação de uma nova frente fria a partir de segunda-feira (22). Uma massa de ar frio depois dela trará novos recordes de temperatura mínima ao estado na próxima semana.
As primeiras áreas de instabilidade atingiram o Oeste e Sudoeste, com ocorrência de chuva, raios e rajadas de vento logo após as 6h. Até as 10h, Foz do Iguaçu já tinha registrado um volume de chuva de 6,4 mm e rajadas de vento de 52,6km/h. São Miguel do Iguaçu registrou 5 mm de chuva.
“Ao longo do dia, o sistema se desloca pelo interior paranaense. Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, a chuva alcança o Norte, os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. No sábado, a instabilidade persiste sobre a faixa leste e os Campos Gerais, enquanto que na faixa Oeste o tempo já apresenta melhora”, ressalta Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.
A tendência é de que, até o fim do sábado, a frente fria se afaste para o oceano. Dessa maneira, a chuva se encerra e o sol predomina a partir de domingo em todo o Paraná. As temperaturas máximas, entretanto, não sobem muito, devido a presença de uma massa de ar frio e seco. No sábado, as temperaturas não passam dos 20°C no estado, e no domingo ficam ligeiramente acima disso, especialmente no Noroeste.
A partir de segunda-feira (22), o Simepar monitora a aproximação da primeira frente fria do inverno. A nova estação começa às 5h24 de domingo. Na segunda-feira a previsão é de chuva em todas as regiões do estado, e a partir de terça (23) as temperaturas terão declínio gradativo. Entre quarta (24) e quinta-feira (25), são esperados recordes de temperatura mínima em grande parte do Paraná, com registro de geada principalmente em cidades da metade sul.
Apesar da onda de frio logo no início da estação, a previsão climática do Simepar aponta que, ao fim do inverno, as temperaturas e os volumes de chuva fiquem acima da média histórica.
Veja Mais
-
OLHO NA ESTRADA!ATENÇÃO, MOTORISTAS! Obras na Serra da Esperança entram em nova fase e terão mudanças no trânsito nos próximos dias
Sem bloqueios nesta quarta e quinta, mas motoristas devem se preparar: interrupções temporárias voltam a partir de sexta e seguem até o dia 17 de agosto. Confira o cronograma e evite transtornos na BR-277
04/08/2026 17h00 -
OLHO NO FUTURO!Gravidez reduz oportunidades e autonomia de meninas, mostra pesquisa
Entrevistadas relataram interrupção de estudos e perda de trabalhos
04/08/2026 16h08 -
MAIS PRAZO Inscrições para a edição 2026 do Selo Clima Paraná são prorrogadas até 28 de agosto
O programa reconhece organizações públicas, privadas e municípios que adotam medidas para registro de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promovem ações ligadas à sustentabilidade e à gestão climática
04/08/2026 15h06 -
REURBCâmara aprova projeto que pode mudar a regularização de imóveis em Guarapuava
Proposta cria novas regras para a egularização Fundiária Urbana (REURB), amplia a segurança jurídica para ocupantes de áreas informais e estabelece prazo máximo de 180 dias para análise dos pedidos pelo município
04/08/2026 14h50 -
PREOCUPANTESUS terá 100 mil teleatendimentos em saúde mental para vício em bets
Ministério ampliou oferta em razão da alta procura
04/08/2026 14h10 -
CONHECIMENTO!Matrículas abertas para os cursos on-line de ucraniano da Unicentro
As aulas têm início previsto para 25 de agosto
04/08/2026 13h23



