Declaração do imposto sobre imóveis rurais pode ser feita por internet
Acesso é pelo portal de Serviços da Receita Federal

A Receita Federal disponibiliza a partir desta segunda-feira (10 de agosto de 2026) a versão web do serviço Minhas Declarações do ITR, que permite preencher, transmitir, retificar e consultar online a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), sem necessidade de instalar programas no computador.
O acesso será feito pelo Portal de Serviços da Receita Federal com conta gov.br nível prata ou ouro.
O uso da plataforma será obrigatório para pessoas jurídicas e físicas proprietárias de imóveis rurais com área superior a 100 hectares. Proprietários de áreas de até 100 hectares também poderão apresentar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD ITR 2026).
A DITR é o documento usado para informar à Receita Federal os dados cadastrais do imóvel rural e de seu titular, as áreas do imóvel e outras informações necessárias para a apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
Devem apresentar a declaração os proprietários, usufrutuários, titulares do domínio útil ou detentores de imóveis rurais, pessoas físicas ou jurídicas. Em situações específicas, a obrigação também alcança condôminos, compossuidores e inventariantes.
Segundo a Receita Federal, o ambiente digital reúne, em um único local, declarações, recibos e documentos relacionados ao ITR, além de oferecer recursos como pré-preenchimento de dados cadastrais e acesso por dispositivos móveis.
A entrega da DITR fora do prazo está sujeita à Multa por Atraso na Entrega da Declaração (Maed).
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2026Eleitor deve se antecipar na consulta a local de votação, alerta TSE
Informações estão disponíveis no aplicativo e-Título e no site do TSE
27/09/2026 08h10 -
ELEIÇÕES 2026Internet grátis pode derrubar rede móvel na eleição, diz Anatel ao STF
Entidades pediram livre acesso à internet 72h antes das eleições
27/09/2026 07h37 -
LUTOParaná decreta luto oficial de três dias pela morte do arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto
O religioso faleceu na tarde desse sábado (26), em Curitiba, aos 100 anos
27/09/2026 07h04 -
FLAGRANTEVídeo muda rumo de abordagem em Guarapuava: homem é preso após polícia encontrar pistola em casa
Suspeito havia negado estar armado durante abordagem em posto de combustível, mas imagens apresentadas por uma testemunha mostraram o momento em que ele teria sacado a arma
27/09/2026 06h44 -
LUTOÓbitos deste domingo (27 de setembro) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
27/09/2026 06h15 -
ESPETACULAR!Filha de B.B. King abre Festival Santa Maria com show gratuito em Guarapuava; ingressos serão liberados em outubro
Claudette King, filha do lendário rei do blues, será a atração do primeiro dia do festival, em 17 de outubro; entradas gratuitas estarão disponíveis a partir de 4 de outubro
26/09/2026 17h00


