Cronograma capilar: qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?

Dúvida por onde começar a montar a sua rotina de cuidados com o cabelo? Entenda os benefícios de cada etapa

26/08/2022 09H47

Foto: Divulgação

Todo mundo quer manter seus cabelos bonitos, saudáveis e com brilho, mas para que isso seja alcançado é preciso ter uma rotina de cuidados com os fios, conhecida hoje como o famoso cronograma capilar.

Se trata da sistematização de tratamentos para cabelos ressecados, quebradiços, danificados por procedimentos químicos, pelo uso excessivo de aparelhos de calor, entre outros fatores do dia a dia.

O cronograma capilar pode ser feito por todos os tipos de cabelo e consiste em três etapas, a de nutrição, hidratação e reconstrução, de acordo com a necessidade das suas madeixas.

Entenda a diferença entre, hidratação, nutrição e reconstrução

Hidratação capilar: é o primeiro passo para quem deseja montar um cronograma capilar. Assim como outras partes do nosso corpo, o cabelo também precisa repor a água e nutrientes perdidos.

O ideal é realizar este tratamento com cremes de hidratação, no mínimo, uma vez por semana para manter as madeixas livres de ressecamento, macias, soltas e protegidas.

Nutrição: este tratamento é ideal para cabelos que estão sem vida, opacos, ásperos e com frizz, visto que, ao nutrir os fios, você estará promovendo a reposição de óleos e lipídios necessários para a fibra capilar recompor a estrutura de dentro pra fora.

Ele pode ser feito a cada 15 dias com óleos vegetais (por exemplo, óleo de coco, abacate) ou com máscaras de nutrição.

Reconstrução: essa etapa do cronograma capilar é a mais específica de todas, essencial para quem perdeu massa, está com os fios quebradiços e afinados por conta do uso excessivo de processos químicos.

O objetivo dela é repor as proteínas, devolver a força dos fios e deixar o cabelo mais encorpado. Para isso, use produtos à base de queratina, complexo de aminoácidos, ácidos graxos essenciais, proteínas e vitaminas.

Se o seu cabelo está muito danificado, é recomendado que a aplicação seja feita de 15 em 15 dias, caso não esteja, pode ser feita apenas 1 vez ao mês.

Como montar um cronograma capilar?

Faça um teste de porosidade e saiba se o seu cabelo está saudável, de acordo com o resultado é possível saber do que seu cabelo está precisando. A rotina de cuidados mais tradicional é começar sempre pela hidratação, depois a nutrição e por último a reconstrução, apenas se for necessário.

Deixe seu comentário:

Veja Mais