Comissão aprova transporte 'porta a porta' para pessoa com deficiência
O projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 4968/23, pelo qual o poder público deverá oferecer transporte gratuito, no modelo porta a porta, para pessoas com deficiência física e dificuldade severa de locomoção.
A proposta altera a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12). A regra atual exige adaptações de acessibilidade nos ônibus comuns. No entanto, esses veículos não atendem quem tem limitações físicas graves.
O projeto obriga as prefeituras a incluírem o serviço especial nos seus planos de mobilidade urbana. A mudança dá aos municípios um prazo de 180 dias para adaptação, contados a partir da publicação da lei.
O relator, deputado Icaro de Valmir (Republicanos-SE), recomendou a aprovação do texto. Ele ressaltou que a medida não afeta a autonomia das prefeituras: "A proposição não impõe modelo único ou solução rígida aos entes federativos. O texto estabelece uma diretriz, respeitando a autonomia municipal e a diversidade das realidades locais", afirmou.
INSPIRAÇÃO ESTADUAL
O autor do projeto, deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), baseou a ideia em um programa de sucesso no estado de Pernambuco, chamado PE Conduz. Esse programa estadual busca o passageiro em pontos de embarque próximos de casa com veículos adaptados e o leva até o destino com segurança.
PRÓXIMOS PASSOS
O projeto tramita em caráter conclusivo e segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
DESTAQUEGuarapuava faz história como pioneira na Comarca com Programa de Apadrinhamento Afetivo
Parceria entre Prefeitura de Guarapuava, Vara da Infância e da Juventude e Fundação Proteger marca o início oficial do programa
09/07/2026 17h00 -
MAIS COMODIDADESecretaria de Saúde de Guarapuava altera local de espera do Transporte Fora de Domicílio
Mudança entra em vigor no dia 1º de agosto, e usuários passarão a aguardar o embarque na Secretaria Municipal de Saúde
09/07/2026 16h10 -
UNIÃO PARA CRESCERGuarapuava institui o Dia Municipal do Associativismo e fortalece a cultura associativista
Nova legislação estabelece o dia 15 de julho como data oficial para valorizar o associativismo e incentivar ações voltadas ao desenvolvimento do município
09/07/2026 15h23 -
TRÂNSITOCampanha reforça conscientização para reduzir acidentes com motociclistas em Guarapuava
Ações educativas e de fiscalização seguem durante todo o mês de julho e convidam motociclistas para evento especial no Dia Nacional do Motociclista, em 27 de julho
09/07/2026 14h50 -
GRATUITASSecretaria de Cultura está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de férias em Guarapuava
Atividades gratuitas acontecem entre os dias 13 e 24 de julho, na Casa da Cultura e no Centro de Artes, com programação voltada para crianças, famílias e toda a comunidade
09/07/2026 14h10 -
NA BRASACidade dos Lagos inicia vendas para o Churrasco On Fire em celebração aos seus 12 anos
O Churrasco On Fire promete uma experiência completa, com quatro horas de open churrasco, além de três horas de show da dupla Fernando & Sorocaba
09/07/2026 13h23


