Comissão aprova livre parada de veículos para embarque de passageiros prioritários
Texto pode seguir para análise do Senado, se não houver recurso para votação pelo Plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em 15 de julho, projeto de lei que garante a veículos de transporte privado individual, como táxis e carros de aplicativo, a prerrogativa de livre parada e estacionamento ao atenderem passageiros prioritários.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro. Assim, tais veículos serão considerados prestadores de serviços de utilidade pública durante o atendimento a idosos, gestantes, pessoas com deficiência e outros grupos prioritários.
Como foi analisada em caráter conclusivo, a proposta poderá seguir para o Senado, salvo se houver recurso para análise no Plenário da Câmara. Para virar lei, a versão final do texto precisa ser aprovada pelas duas Casas.
NOVA REDAÇÃO
O texto aprovado é a versão da relatora na CCJ, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), ao Projeto de Lei 3450/23, dos deputados Marcos Tavares (PDT-RJ) e Daniel Agrobom (PSD-GO). O original criava o “Programa Parada Segura” para carros de aplicativo.
No substitutivo, a relatora ampliou a medida para incluir os táxis, a fim de garantir o princípio da isonomia entre as categorias de transporte. “É preciso enquadrar a nova hipótese de livre parada e estacionamento à sistemática observada pelos demais veículos de serviços de utilidade pública”, afirmou Laura Carneiro.
Para usufruir da prerrogativa de livre parada, os veículos precisarão seguir regras expedidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O órgão deverá definir a forma adequada de sinalização e identificação dos carros durante o serviço.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
FECHADOIAT fecha temporariamente viveiro florestal de Pitanga após chuvas intensas na região
Alagamentos causados pelo temporal registrado na quarta (4) danificaram a estrutura e impossibilitam atualmente o acesso ao local
05/11/2026 13h23 -
NA SORTE!Três apostas em Guarapuava faturam a quadra na Mega dessa quarta (4); prêmio principal saltou para R$ 55 milhões
Próximo sorteio ocorre nesta sexta (6)
05/11/2026 12h50 -
APROVADOAnvisa aprova Wegovy em comprimido: o que falta para versão oral da caneta emagracedora chegar às farmácias do Brasil?
Versão oral da semaglutida, tomada uma vez por dia, já é vendida nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha e nos Emirados Árabes
05/11/2026 12h02 -
TRANSIÇÃO DE GOVERNOEquipes de Moro e Ratinho Junior iniciam transição do governo do Paraná
Nomes dos integrantes dos dois grupos foram apresentados nesta quinta (5), em Curitiba; representantes formalizaram o início dos trabalho
05/11/2026 11h23 -
EM ALTA!Região de Guarapuava registra 3.930 admissões formais em setembro
Trabalhadores de 18 a 24 anos representaram 31,35% das contratações; Comércio e Serviços tiveram volumes próximos de admissões
05/11/2026 10h50 -
EM ALTA!Paraná gera 81,7 mil empregos com carteira assinada entre janeiro e setembro de 2026
O setor de serviços foi o maior empregador no período
05/11/2026 10h10


