Blitz educativa reforça conscientização em Guarapuava no Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito
Agentes de trânsito e equipes de apoio reforçaram a importância da preservação da vida no trânsito
Foto: Secom
Em alusão ao Maio Amarelo 2026 e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, uma blitz educativa foi realizada nesta quinta-feira (7 de maio de 2026), na Avenida Manoel Ribas, próximo ao quartel do exército em Guarapuava.
A ação reuniu diversos órgãos de segurança e saúde com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
A mobilização contou com a participação do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade, Polícia Militar do Paraná, DETRAN-PR, SAMU Regional, Sest Senat e demais instituições parceiras.
De acordo com o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Cleberson Pontes, a ação teve como principal foco lembrar as vidas perdidas em acidentes e reforçar a necessidade de comportamentos seguros no dia a dia. “Realizamos hoje uma atividade em relação à campanha Maio Amarelo de 2026, principalmente em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, relembrando todas as vidas que foram perdidas no trânsito”, destacou.
Durante a blitz, as equipes conversaram com os condutores sobre os riscos causados pelo uso do celular ao volante, excesso de velocidade, embriaguez e desrespeito às leis de trânsito.
O socorrista do SAMU, Eliton Caldas, reforçou o impacto que os acidentes causam nas famílias e fez um apelo à conscientização coletiva. “Diariamente, nós do SAMU atendemos muitas ocorrências graves. São famílias que perdem pais, mães e filhos, que jamais voltam para casa. Então, estamos aqui mais uma vez nessa grande parceria para conscientizar a população, para que todos voltem para casa com segurança”, afirmou.
Eliton também chamou atenção para os principais fatores de risco registrados atualmente. “Menos álcool na direção, menos celular no volante, que hoje é um dos maiores índices de colisões. O trânsito é coletivo. Independente de estar de moto, bicicleta ou carro, todos fazem parte disso. É uma ação para salvar vidas”, completou.
A Polícia Militar também participou da blitz orientando os motoristas e reforçando as fiscalizações preventivas realizadas diariamente. Segundo o policial militar Eduardo Valgoi Pereira, além das ações de repressão aos crimes de trânsito, o trabalho educativo é fundamental para reduzir acidentes. “A equipe do trânsito atua diariamente tanto na fiscalização quanto na orientação sobre a importância do uso do cinto, de não beber e dirigir e de respeitar as leis de trânsito. O objetivo é evitar situações graves, mortes e feridos”, explicou.
Quem passou pela blitz também aprovou a iniciativa. O professor e advogado Sandro Roberto Mazureschi destacou a importância das ações educativas para a preservação da vida. “Acho que as ações educativas são muito importantes justamente para conscientizar as pessoas da importância de estarem atentas no trânsito, para evitar que vidas sejam ceifadas. Um precisa cuidar do outro”, afirmou.
A campanha Maio Amarelo segue com ações educativas e de conscientização em Guarapuava ao longo do mês, reforçando a importância da responsabilidade e do respeito no trânsito.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná, DETRAN Paraná, SAMU Regional, Sest Senat e demais instituições parceiras que atuam na segurança e conscientização no trânsito, fortalecendo o trabalho educativo desenvolvido durante a campanha Maio Amarelo.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
EM OBRASRodovia em Turvo terá detonação de rochas nesta quinta (25): VEJA O HORÁRIO DO BLOQUEIO TOTAL!
Operação é parte de obra de duplicação em concreto
23/06/2026 17h00 -
ESPORTE E INCLUSÃO SOCIALCapoeira de Guarapuava conquista medalhas em Curitiba e fortalece projeto social sem fins lucrativos
Associação de Artes Marciais e Capoeira de Guarapuava levou oito atletas ao Campeonato em Curitiba e retornou com importantes resultados para o município
23/06/2026 16h10 -
PATRIMÔNIOPlenário aprova reconhecimento do pinhão como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
Projeto de autoria do deputado Gilberto Ribeiro (PL) foi votado nesta segunda-feira (22) e valoriza tradição que atravessa gerações no Estado
23/06/2026 15h03 -
CUIDADOSSanepar orienta que hidrômetros são resistentes ao frio, mas exigem outros cuidados
Equipamento é patrimônio da Companhia, sob guarda e responsabilidade do cliente
23/06/2026 14h50 -
TECNOLOGIAInovaLab e Núcleo Regional de Educação unem esforços para implantação de Espaço Maker em Guarapuava
Parceria aproxima universidade e escolas da rede estadual por meio da inovação, tecnologia e cultura maker
23/06/2026 14h10 -
PREVENÇÃOVacinação contra a gripe no Paraná será aberta para público em geral a partir de segunda (29)
Expectativa é aumentar a cobertura e reforçar a proteção da população. Estado também reforça chamado aos grupos prioritários
23/06/2026 13h23



