Aula inaugural marca novo ciclo no Colégio Estadual do Campo Cívico Militar Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, em Guarapuava
Evento contou com a presença dos pais dos alunos e destacou avanços no ensino integral e na formação cidadã
Foto: Secom
Na manhã desta sexta-feira (27 de março de 2026), o Colégio Estadual do Campo Cívico Militar Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, localizado no distrito do Guará em Guarapuava, realizou sua aula inaugural, marcando o início oficial das atividades escolares. O evento também contou com uma apresentação especial da fanfarra do Colégio Estadual Mahatma Gandhi, que trouxe ainda mais brilho à cerimônia e encantou os presentes.
O diretor geral da instituição, professor Luiz Alberto Ogibowski, destacou a trajetória do colégio e os avanços conquistados ao longo dos anos.“O Colégio Maria de Jesus iniciou suas atividades em 1996 e, neste ano, completa 30 anos de funcionamento. Em 2009, passamos a integrar a educação do campo, em 2019 ingressamos no ensino em tempo integral com o ensino médio e, agora, em 2026, ampliamos para o integral total, incluindo o ensino fundamental, além da implantação do modelo cívico-militar”, explicou.
Ele também ressaltou o papel da nova modalidade no fortalecimento do ambiente escolar. “O modelo cívico-militar representa um apoio importante ao trabalho dos professores, tanto na parte pedagógica quanto administrativa e disciplinar. É um reforço essencial para contribuir com a formação dos nossos alunos”, afirmou.
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, também destacou as oportunidades proporcionadas aos estudantes com o novo modelo de ensino.
“Jovens, aproveitem esse momento em sala de aula, porque muitos de nós que estamos aqui não tivemos essa oportunidade que vocês têm hoje, com acesso à tecnologia e ao protagonismo. A educação integral é para vocês, e essa nova modalidade vem justamente para complementar todo esse trabalho”, afirmou.
O deputado estadual Artagão Junior reforçou a importância da busca contínua pelo conhecimento e do compromisso com o futuro. “Todos nós, em qualquer fase da vida, vamos ter que estar sempre buscando mais conhecimento, para nos mantermos atualizados diante das novas mudanças. Vocês precisam aprender agora e continuar aprendendo ao longo da vida. Tenho certeza de que vocês farão isso, porque são determinados, pessoas do bem e querem um futuro melhor para suas famílias”, destacou.
Representando os estudantes, a aluna Rafaelle Mendes, do 3º ano, compartilhou a experiência de vivenciar essa nova fase do colégio. “Pra mim tá sendo uma experiência bem nova. A gente já era acostumado com o integral, mas agora com essa nova modalidade do cívico-militar, tá sendo algo incrível. Nosso último ano, sendo guarda-bandeira e participando da aula inaugural, é uma experiência muito especial pra gente”, destacou.
A aula inaugural simboliza o início de um novo ciclo para o colégio, que celebra três décadas de história reafirmando seu compromisso com a educação de qualidade, a formação cidadã e o desenvolvimento dos estudantes. A solenidade reuniu alunos, professores, equipe pedagógica, comunidade escolar e também contou com a presença do vereador Sergio Kiçula, em um momento de acolhimento e integração, reforçando os valores que norteiam o modelo cívico-militar, como disciplina, respeito e responsabilidade.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
OLHO NA ESTRADA!ATENÇÃO, MOTORISTAS! Obras na Serra da Esperança entram em nova fase e terão mudanças no trânsito nos próximos dias
Sem bloqueios nesta quarta e quinta, mas motoristas devem se preparar: interrupções temporárias voltam a partir de sexta e seguem até o dia 17 de agosto. Confira o cronograma e evite transtornos na BR-277
04/08/2026 17h00 -
OLHO NO FUTURO!Gravidez reduz oportunidades e autonomia de meninas, mostra pesquisa
Entrevistadas relataram interrupção de estudos e perda de trabalhos
04/08/2026 16h08 -
MAIS PRAZO Inscrições para a edição 2026 do Selo Clima Paraná são prorrogadas até 28 de agosto
O programa reconhece organizações públicas, privadas e municípios que adotam medidas para registro de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promovem ações ligadas à sustentabilidade e à gestão climática
04/08/2026 15h06 -
REURBCâmara aprova projeto que pode mudar a regularização de imóveis em Guarapuava
Proposta cria novas regras para a egularização Fundiária Urbana (REURB), amplia a segurança jurídica para ocupantes de áreas informais e estabelece prazo máximo de 180 dias para análise dos pedidos pelo município
04/08/2026 14h50 -
PREOCUPANTESUS terá 100 mil teleatendimentos em saúde mental para vício em bets
Ministério ampliou oferta em razão da alta procura
04/08/2026 14h10 -
CONHECIMENTO!Matrículas abertas para os cursos on-line de ucraniano da Unicentro
As aulas têm início previsto para 25 de agosto
04/08/2026 13h23



