Atendimento pré-hospitalar: Corpo de Bombeiros forma 69 novos socorristas; Guarapuava tem profissionais na lista

Os novos socorristas agora reforçam o efetivo especializado no atendimento pré-hospitalar em diferentes regiões do Estado

11/11/2025 10H08

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nessa segunda-feira (10 de novembro de 2025) uma cerimônia simultânea de formatura de 33 novos socorristas na Escola Superior de Bombeiros Militares (ESBM), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, e outros 36 profissionais no 3º Batalhão de Bombeiro Militar, em Londrina (Norte). O total de 69 formandos inclui sete profissionais de saúde, duas oficiais da Polícia Rodoviária Federal e 60 bombeiros, estes agora ainda mais preparados para atuação no Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

O Curso de Socorrista é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio do CBMPR, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Diretoria de Urgência e Emergência e da Escola de Saúde Pública do Paraná.

Com duração de pouco mais de três meses e carga horária de 492 horas/aula, o curso contou com 120 horas de estágio prático nas viaturas do Siate. Os novos socorristas agora reforçam o efetivo especializado no atendimento pré-hospitalar em diferentes regiões do Estado. Entre os bombeiros formados estão profissionais que atuam em batalhões de Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina e Litoral.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, destacou a importância da formação contínua e da atualização técnica das equipes. “A atualização do nosso corpo de socorristas por meio dessas formações é essencial, porque novas técnicas e fundamentos surgem rotineiramente, e é fundamental repassá-los aos profissionais. Não existe nenhum serviço no mundo que funcione sem as pessoas, e a formação dos bombeiros para o atendimento pré-hospitalar é o que garante a continuidade e a qualidade do serviço prestado pelo Siate”, afirmou.

Para o diretor-geral da Sesa, César Neves, a parceria representa um marco de integração e sustentabilidade para o sistema de urgência e emergência do Paraná. “Desde 2019, firmamos um termo convenial reconhecendo o trabalho de excelência do Siate, que há mais de 30 anos presta serviços relevantes à sociedade paranaense.

"Esse acordo tornou-se perene, com compromissos e deveres recíprocos, garantindo que o povo do Paraná continue recebendo o melhor atendimento pré-hospitalar do país. Essa é uma ação de educação continuada que reforça a tradição e a qualidade dos nossos profissionais”, afirmou.

FORMAÇÃO INTEGRADA 

O Curso de Socorrista é uma especialização do bombeiro militar, com abordagem prática e voltada à realidade do atendimento nas ruas. O curso contempla disciplinas fundamentais, complementares e específicas, como anatomia, fisiologia, biomecânica do trauma, emergências clínicas, emergências com crianças, idosos e pacientes psiquiátricos, além de salvamento aquático, salvamento veicular e ocorrências com produtos perigosos.

Segundo o coordenador do curso, capitão Bruno Zirpoli de Mattos, o programa é resultado de um esforço conjunto entre as duas secretarias e diversas instituições parceiras. “O curso é realizado a várias mãos. O convênio, com execução pela ESBM, atende a um plano de trabalho de formação de até 600 alunos, sendo 120 por ano".

"As disciplinas relacionadas à saúde são ministradas por profissionais selecionados em chamamento público, com experiência comprovada em docência e atendimento pré-hospitalar. O objetivo é formar bombeiros e profissionais da saúde plenamente capacitados para atuar no resgate de vítimas em todo o estado”, explicou o capitão.

Ele ressalta também o papel multiplicador dos novos socorristas dentro das corporações. “Cada socorrista formado retorna para sua unidade com o compromisso de disseminar o conhecimento. Durante as instruções operacionais, eles compartilham técnicas, experiências e atualizações, garantindo que o aprendizado se espalhe por todos os comandos do Estado. É assim que fortalecemos o Siate e mantemos o alto nível de atendimento à população”, afirmou.

REFERÊNCIA NACIONAL 

O Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi criado em 1990, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Instituto de Saúde do Estado do Paraná (ISEP) e a Prefeitura de Curitiba. Pioneiro no Brasil, o modelo paranaense de atendimento pré-hospitalar foi replicado em todo o país, tornando-se referência na assistência a vítimas de trauma.

Operacionalizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), é acionado pelo telefone 193 e centraliza, por meio da Central de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom), o atendimento a ocorrências de urgência e emergência. Sua estrutura e metodologia de atuação são reconhecidas como um exemplo de integração entre saúde e segurança pública, unindo capacitação técnica, eficiência operacional e compromisso com a vida.

Deixe seu comentário:

Veja Mais