Tenista guarapuavano de 17 anos busca classificação para disputar o Torneio de Roland Garros, o maior do mundo

Gustavo Almeida venceu competição mundial no último domingo (14)

17/04/2024 14H50

O guarapuavano Gustavo Almeida conquistou no último domingo (14 de abril) o maior título de sua carreira juvenil. Classificado como cabeça 7 do ITF J200 de Istres, no saibro francês, o jogador de 17 anos e 83º do ranking bateu na decisão o espanhol Carles Cordoba, 151º colocado e vindo do quali, com o placar de 6/3, 4/6 e 6/2.

Este foi o quarto título de Gustavo no circuito mundial juvenil da ITF, e o primeiro em nível J200. Os outros três foram obtidos em eventos J60. Ele também fez parte da equipe brasileira campeã da Copa Davis Junior em 2022. Com a conquista, o brasileiro ganhará 200 pontos, mas tem 60 a descartar. Mesmo assim se reaproximará da faixa dos 60 melhores do mundo. Seu melhor ranking é o 41º lugar, alcançado em janeiro.

Em busca de uma vaga na chave juvenil de Roland Garros, que terá o fechamento das inscrições no dia 30 de abril, o atleta fica assim mais perto de se classificar para o torneio francês. Até o momento, ele já disputou três Grand Slam em sua carreira juvenil, tendo entrado diretamente na chave de Paris no ano passado e também esteve nos qualis de Wimbledon e do US Open na última temporada.

Com os principais favoritos do seu quadrante caindo logo na primeira rodada, Gustavo não enfrentou um único cabeça de chave ao longo da semana. Mesmo assim, não teve vida fácil no torneio, precisando ir ao terceiro set em três dos seus cinco jogos, incluindo a final.

Agora, Gustavo participa de um torneio em duplas ainda na França e, nos próximos dias, outro torneio de simples na Alemanha. A soma dos pontos será fundamental para o tenista atingir o objetivo de se classificar para Roland Garros.

PENSAMENTO POSITIVO

Gustavo, que se destacou no tênis a partir do Clube Guaíra, em Guarapuava, diz estar muito feliz pelo atual momento na carreira. “O nível de competição na Europa é muito alto, diferente da América do Sul. A exigência é muito maior. Mas estou muito feliz por este momento. Meu pensamento é muito positivo e preciso fazer o dever de casa para alcançar meu objetivo, que o Torneio Roland Garros juvenil, até 18 anos”, afirmou o tenista.

Deixe seu comentário:

Veja Mais