Secretaria de Educação realiza formação sobre mesas interativas digitais para educadores da rede municipal de Guarapuava

A iniciativa vai garantir o uso estratégico da ferramenta para potencializar o aprendizado dos alunos de educação infantil

30/04/2024 08H14

Oferecendo o conhecimento integral de professores, nessa segunda-feira (29 de abril), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma formação sobre a mesa interativa digital, Educa NAVE, para cerca de 100 educadores. Em março deste ano, os CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) receberam 141 aparelhos que vem complementando a aprendizagem dos alunos e estimulando a troca de experiências na sala de aula. 

“As mesas interativas digitais transformam a sala de aula em um ambiente dinâmico e interativo, onde os alunos podem aprender de forma mais ativa e participativa. Através de jogos, atividades e simulações, os alunos se tornam protagonistas do processo de aprendizagem, explorando o conhecimento de forma autônoma e construindo seu próprio aprendizado. A Educa NAVE é um recurso que pode transformar a maneira como nossos alunos aprendem e interagem com o conhecimento”, sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

A mesa Educa NAVE promove ludicidade, interação e experiências sensoriais com imagens e textos. A dinâmica da ferramenta oferece o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionando experiências por meio de brincadeiras, criações e pesquisas e complementando a aprendizagem de alunos dos 4 aos 8 anos. 

As mais de 300 atividades da mesa Educa NAVE estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e são divididos em nove blocos interativos e investigativos. O recurso ainda possui ferramentas que facilitam o acesso de alunos com dificuldades motoras e necessidades especiais, como áudio descrições, alto contraste e tradução simultânea em Libras, bem como reconhece canetas, ponteiras de bocas, pincéis e facilitadores de punhos. 

“A mesa Educa NAVE permite que os professores personalizem as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Isso significa que os alunos podem progredir em seu próprio ritmo, de acordo com suas habilidades e interesses, e contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como criatividade, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ao utilizar essa tecnologia, os alunos aprendem a pensar de forma crítica, a se comunicar de forma eficaz e a trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns”, ressaltou a diretora do Departamento de Tecnologia Educacional da SME, Jessica Kiczevi.

Nessa segunda-feira (29), cerca de 30 educadores estiveram presentes no auditório da SME para acompanhar a capacitação ministrada pelas professoras Bruna de Ávila e Priscyla Aguiar, da marca responsável pela ferramenta, que abordou os aspectos técnicos e pedagógicos da mesa Educa NAVE. 

“As formações são extraordinárias, pois nós elucidamos todas as nossas dúvidas e dificuldades enfrentadas. A cada formação adquirimos conhecimentos adicionais para a otimização do uso das mesas interativas. Em meu CMEI, Tia Chica, estou empregando esse recurso tecnológico com os alunos das turmas do Infantil 3, Infantil 4 e Infantil 5. Visando enriquecer nossas aulas de maneira lúdica e criativa. Por meio dessa abordagem, os alunos aprendem de forma lúdica, brincando e absorvendo os conteúdos pertinentes à educação infantil. Durante a semana, os alunos das turmas da educação infantil 3, 4 e 5 têm um dia reservado para participar das aulas de tecnologia, onde exploramos o uso da mesa”, contou a professora de tecnologia educacional do CMEI Tia Chica, Marilze de Fátima Weber.

Deixe seu comentário:

Veja Mais