AgronegóciosEditais - Eleições 2020EducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

Vacinas contra Covid-19 já chegaram a 393 municípios do Paraná

Mato Rico está entre os municípios que ainda não retiraram as doses

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021 - 14:51:00

Menos de 48 horas depois de desembarcarem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, as doses da vacina contra a Covid-19 chegaram a 393 municípios. Dessa maneira, o Governo do Estado, responsável pela logística de distribuição no Paraná, já alcançou 98,4% do Paraná.

Segundo balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado às 13h desta quarta feira (20 de janeiro), apenas Iporã, Tapira, Prado Ferreira, Guaraci, Miraselva e Mato Rico ainda não retiraram as suas doses nas Regionais de Saúde. A entrega nesses municípios, no entanto, deve acontecer ainda nesta tarde.

As 132.540 doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foram entregues às Regionais de Saúde terça-feira (19) – as últimas, de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, chegaram às 22h.

Nesta quarta-feira a maioria dos municípios já começou a aplicar os imunizantes nos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos asilados e seus cuidadores, pessoas com deficiência severa e indígenas. A aplicação é de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde, mas dentro dos critérios do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

O outro lote dessa mesma vacina será encaminhado após três semanas, que é o intervalo de aplicação. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses.

Confira o balanço da entrega da Secretaria de Estado da Saúde

Regionais em que todos os municípios já já retiraram

1ª RS – Paranaguá

2ª RS – Metropolitana

3ª RS – Ponta Grossa

4ª RS – Irati

5ª RS – Guarapuava

6ª RS – União da Vitória

7ª RS – Pato Branco

8ª RS – Francisco Beltrão

9ª RS – Foz do Iguaçu

10ª RS – Cascavel

11ª RS – Campo Mourão

13ª RS – Cianorte

14ª RS – Paranavaí

15ª RS – Maringá

16ª RS – Apucarana

18ª RS – Cornélio Procópio

19ª RS – Jacarezinho

20ª RS – Toledo

21ª RS – Telêmaco Borba

Municípios que ainda não retiraram

12ª RS – Umuarama – Iporã e Tapira

17ª RS – Londrina – Prado Ferreira, Guaraci e Miraselva

22ª RS – Ivaiporã – Mato Rico.

COMENTÁRIOS