AgronegóciosEditais - Eleições 2020EducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
MUDANÇAS

Unidades de Saúde de Guarapuava mudam atendimento de pacientes com doenças crônicas

Pacientes não precisam consultar novamente

quinta-feira, 26 de novembro de 2020 - 09:24:00

Devido à pandemia, com o considerável aumento no número de casos no mês de novembro, a secretaria de saúde publicou a portaria 037/2020, na última sexta feira (20 de novembro), que muda a rotina das  Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao suspender algumas atividades e priorizar o atendimento de pacientes portadores de doenças crônicas e o monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19.

"Todos os pacientes com doenças crônicas vão ser monitorados e não vamos abandonar ninguém, vamos cuidar de todos! Porém, dando ênfase aos casos mais graves conforme a demanda e as situações de emergência. Queremos diminuir os riscos de contaminação, especialmente para os pacientes que tem alguma comorbidade”, esclareceu o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

Agora, os pacientes com doenças crônicas (pessoas hipertensas e diabéticas, psicotrópicos) com receitas atualizadas, não precisam consultar com o médico novamente antes de retirar o medicamento. A  receita atual será renovada pelo médico sem a necessidade da presença do paciente.

Os pacientes psicotrópicos, com receita atualizada, porém, devem  devem retirar os medicamentos na Farmácia Central. Esta mudança busca diminuir o fluxo nas unidades. Dessa forma, o atendimento clínico será direcionado para as pessoas que tenham suspeitas de contágio com o coronavírus e os casos emergenciais.

Para saber mais detalhes sobre os atendimentos suspensos, acesse o seguinte link: serviços nas UBS.

CASOS SUSPEITOS E EMERGENCIAIS

As novas medidas estabelecidas pela portaria 037/2020 são restritivas, visando evitar aglomerações e conter o avanço da Covid-19 na cidade. Caso o paciente sinta alguma piora no quadro clínico, deve entrar em contato por telefone com a equipe da UBS  mais próxima para agendar o atendimento presencial.

Para saber o telefone da UBS do seu bairro, clique aqui.

 

COMENTÁRIOS