Unicentro sedia encontro da Itaipu Binacional para organizações sociais

A iniciativa da Itaipu, em parceria com a Caixa Econômica Federal, vai investir R$ 90 milhões no fortalecimento de organizações sociais

30/01/2026 12H50

Na manhã dessa quinta-feira (29 de janeiro de 2026), o auditório do PDE, no câmpus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), recebeu um encontro com instituições sem fins lucrativos do núcleo da região central do Paraná interessadas em participar do Edital 01/26 Itaipu Mais que Energia – Fortalecimento das Organizações Sociais.

A reunião teve como objetivo apresentar e explicar de forma clara o regulamento do edital, suas normas e anexos, além de orientar as organizações quanto ao enquadramento das propostas, aos tipos de projetos que podem ser contemplados e aos prazos estabelecidos. Também foram esclarecidas dúvidas relacionadas à documentação exigida e ao correto preenchimento das informações, tanto no sistema quanto nos formulários necessários para esta fase do processo.

O engenheiro agrônomo na Divisão de Ação Ambiental de Itaipu, Lucas Matheus Hass, explica que a importância de reunir as instituições presencialmente, fortalece o vínculo entre a empresa e os seus possíveis parceiros. “O objetivo de ir ao território é exatamente para que as organizações possam vir, tirar suas dúvidas e ter um pouco desse contato humano, para que se sintam mais esclarecidas e consigam atingir o objetivo de preencher uma proposta da forma mais adequada possível, reduzindo os erros e, às vezes, até motivos de desclassificação por erro de preenchimento”, ressaltou. 

A iniciativa da Itaipu Binacional, em parceria com a Caixa Econômica Federal, vai investir R$ 90 milhões no fortalecimento de organizações sociais, e está alinhado à missão da empresa de gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico sustentável no Brasil e no Paraguai. 

Segundo a assessora do direção-geral da Itaipu, Zuleica Maccari, desde 2024, esses editais são lançados buscando contemplar os 399 municípios do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul. “Na primeira parte do edital, referente ao período de 2024 a 2025, nós atingimos 1.020 instituições, mas ainda há muitas organizações que podem ser atendidas e que a Itaipu pode destinar recursos”.

Por meio do edital Itaipu Mais que Energia, a Itaipu busca apoiar ações e iniciativas com potencial de inovação, transformação social e ambiental, preservação do patrimônio histórico, cultural e turístico, além da promoção e do desenvolvimento de populações em situação de vulnerabilidade e risco social. As propostas também devem contribuir para a segurança hídrica, energética e para o desenvolvimento social.

O edital está estruturado em três eixos principais:

- Desenvolvimento comunitário;

- Produção sustentável;

- Saúde e bem-estar social.

Dentro desses eixos, são contempladas oito linhas de atuação: educação, esporte e cultura; gênero, raça e diversidade; economia solidária; bioeconomia, economia circular e inovação; segurança alimentar e agroindústria; promoção do bem-estar social comunitário; e promoção da saúde e do bem-estar social.

Podem concorrer ao edital: pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, com sede e atuação na área de abrangência da Itaipu, como ONGs, fundações, associações e cooperativas. Mais informações disponíveis no edital.

(Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero)

Deixe seu comentário:


Veja Mais