A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas para a formação continuada “Ensino Colaborativo no Atendimento de Pessoas Surdocegas”. O curso de extensão é gratuito e será realizado online entre os dias 3 de março e 28 de abril de 2026. Ao todo, são ofertadas 40 vagas para profissionais de educação de todo o Brasil que atuam ou desejam atuar com a população surdocega.

Coordenada pela professora Miriam Adalgisa Bedim Godoy, do Departamento de Pedagogia do Câmpus de Irati (Deped/I), a iniciativa busca promover o desenvolvimento de práticas colaborativas na elaboração e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI), ferramenta fundamental no contexto da educação inclusiva.

Para isso, o conteúdo programático busca fortalecer a atuação conjunta entre professores da sala comum, docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), instrutores-mediadores, guias-intérpretes e famílias de alunos com necessidades especiais.

Durante as atividades teóricas e práticas, os participantes estudarão os fundamentos teóricos e legais da educação inclusiva, reconhecendo a surdocegueira como uma deficiência única que demanda estratégias específicas de acessibilidade e mediação. Também serão trabalhadas a identificação e a aplicação de abordagens didáticas contextualizadas, considerando as experiências sensoriais e os modos singulares de interação dos estudantes.

A formação continuada tem carga horária total de 65 horas, dividida em seis unidades. A metodologia combina 15 horas de atividades síncronas — com encontros semanais remotos via Google Meet — e 50 horas de atividades assíncronas organizadas na plataforma Moodle. Os participantes que concluírem todas as atividades receberão certificado.

Para se inscrever e conferir todos os detalhes sobre o projeto, acesse o link do Sistema de Gestão de Eventos da Unicentro.

(Por Wyllian Correa)

Deixe seu comentário:

Veja Mais