Unicentro leva projetos de saúde e bem-estar a Rio Bonito do Iguaçu
O secretário de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, Tiago de Morais Xavier, destaca que a chegada da Unicentro representa um passo importante na recuperação da cidade
Foto: arquivo pessoal
Nesta semana, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) iniciou uma série de ações para o cuidado com a saúde mental e o bem-estar da população de Rio Bonito do Iguaçu. O município paranaense de 13 mil habitantes teve cerca de 90% de sua área devastada por um tornado em novembro de 2025. O desastre deixou seis mortos, centenas de feridos e milhares de pessoas desabrigadas.
As ações da Unicentro estão acontecendo em duas frentes: a Tenda do Brincar, voltada a crianças e adolescentes, e o atendimento psicológico a trabalhadores do funcionalismo público. As atividades são desenvolvidas em articulação com a Prefeitura Municipal e as redes de saúde, educação e assistência social.
A Tenda do Brincar aposta no lúdico como ferramenta de prevenção e promoção da saúde mental infantil. “As crianças perderam muitos espaços de referência, como as casas e a escola. Então, começamos a nos perguntar em qual espaço elas ficariam neste momento em que as famílias estão ocupadas com a reconstrução”, relata a professora Michele Cervo, coordenadora da iniciativa.
Projeto “Tenda do Brincar” acontece durante as manhãs e tardes de segunda a sexta em dois espaços: ao lado da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e em uma tenda da Itaipu (Foto: arquivo pessoal).
Brincadeiras e contação de histórias são algumas das atividades propostas pela equipe da Unicentro. “O brincar possibilita uma elaboração simbólica e coletiva desse evento do desastre, que acabou afetando subjetivamente toda a população”, explica a docente.
As crianças e os adolescentes que participam do projeto são encaminhados pelos serviços municipais de saúde e recebidos em um dos locais em que a iniciativa funciona – ao lado da Prefeitura e em uma tenda da Itaipu. “Nessa primeira semana, desenvolvemos triagens com os responsáveis, para poder entender de onde partem essas crianças para, assim, organizar um cronograma de oficinas que trabalhem de forma lúdica e artística as diversas expressões do brincar”, detalha a estudante de Psicologia Thais Cabral Ribas.
A acadêmica e outros onze bolsistas dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Educação Física compõem a equipe das tendas, além de docentes e profissionais que supervisionam as atividades.
“A gente percebe o quanto o brincar pode contribuir para o bem-estar das crianças, ajudando na socialização e na criação de vínculos”, observa o estudante de Educação Física William Matheus Gonçalves. “Elas gostaram, se sentiram bem e saíram sorrindo”, conta o acadêmico sobre as primeiras experiências.
Também em parceria com a gestão municipal, a Unicentro promove ações relacionadas à saúde mental dos funcionários públicos que atenderam às necessidades da população após a destruição causada pelo tornado.
“A nossa atuação junto a trabalhadores diz respeito à escuta e ao acompanhamento de profissionais que, mesmo tendo suas casas atingidas, precisaram atuar na assistência aos moradores tanto no dia do desastre, nos primeiros momentos mais agudos, quanto agora, no pós-desastre”, destaca a professora Claudia Magnabosco Martins, coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas sobre a Dimensão Humana do Trabalho (Nuhtra).
Por essa via, duas docentes e duas psicólogas têm ouvido trabalhadores e gestores para compreender as vivências e o fluxo de trabalho que possuem. “O que se observa é que as pessoas estão bastante cansadas e preocupadas com como organizar as coisas e reerguer a cidade”, avalia Claudia.
Atividades da Unicentro são desenvolvidas em articulação com a Prefeitura Municipal de Rio Bonito do Iguaçu e as redes de saúde, educação e assistência social (Foto: arquivo pessoal).
Os atendimentos incluem plantão psicológico e atividades individuais e em grupo, que são intercaladas entre o presencial e o online. Além disso, a Unicentro e a Prefeitura têm realizado o mapeamento contínuo das demandas de saúde mental dos trabalhadores para aperfeiçoar as linhas de ação.
Para a psicóloga Yamuna Ostapiv, integrar o projeto é uma forma de retribuir à sociedade o que aprendeu quando estudava na Unicentro. “Em momentos como esse, a universidade pública tem o papel social de prestar assistência humanitária, sempre zelando pela qualidade técnica e científica das ações”, pontua a egressa.
O secretário municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, Tiago de Morais Xavier, destaca que a chegada da Unicentro representa um passo importante na recuperação da cidade. “Em um momento tão delicado, uma iniciativa como essa reforça a importância da união entre o poder público e a universidade. A Unicentro tem um papel fundamental nesse processo de reconstrução, indo além da recuperação estrutural e alcançando o cuidado com as pessoas”, salienta. “Essas ações são essenciais para auxiliar na retomada da rotina de forma mais saudável e humanizada”, completa o secretário.
(Por Amanda Pieta)
Veja Mais
-
OPORTUNIDADESVagas pós-Carnaval: Paraná tem 25,5 mil oportunidades de emprego em todas as regiões
As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais, com destaque para funções ligadas à indústria, comércio, serviços e agronegócio
18/02/2026 15h24 -
QUALIFICAÇÃO Curso gratuito de empreendedorismo em Guarapuava oferece capacitação e chance de ganhar o investimento inicial para o empreendimento
Formação presencial inclui consultoria individual e já impactou mais de 6 mil pessoas no Paraná e em Santa Catarina
18/02/2026 14h50 -
CLIMAInmet alerta para chuvas fortes no Sudeste e no Paraná
Instituto aponta risco em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
18/02/2026 14h10 -
CLIMATermômetros no Paraná podem bater 40°C nesta semana
Alerta de calor intenso foi emitido pelo Simepar
18/02/2026 13h23 -
OLHO NO FUTUROUnicentro discute implantação de Centro Esportivo Olímpico e Paralímpico em Guarapuava
A proposta busca estruturar um espaço de referência para formação de atletas, incentivo ao paradesporto e ampliação do acesso à prática esportiva na região
18/02/2026 12h50 -
DE VOLTAAgências bancárias reabrem nesta quarta (18) a partir do meio-dia
Nas cidades onde fecham às 15h, a abertura será antecipada
18/02/2026 11h23



