Unicentro integra Projeto Genoma SUS, lançado com objetivo de revolucionar a pesquisa genômica em saúde
Pesquisa tem investimento de mais de R$ 90 milhões
Na última segunda-feira (25 de março), um marco histórico foi estabelecido com o lançamento oficial do Projeto Genoma SUS. A iniciativa pioneira, reúne oito instituições de renome, incluindo a Unicentro, com o objetivo de realizar os sequenciamentos de genoma completos de 21 mil brasileiros.
Realizado em Ribeirão Preto (SP), o evento contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, entre outras autoridades, e marcou o início de uma jornada promissora na pesquisa da caracterização genômica de doenças no Brasil. Esses sequenciamentos serão a base para a criação de um banco nacional de dados, contendo informações precisas sobre a genômica das doenças presentes na população brasileira.
Com investimento de mais de R$ 90 milhões para o período de um ano, a pesquisa pretende caracterizar aspectos genômicos que impactam o processo saúde-doença dos brasileiros. “É impressionante a qualidade do projeto. É uma emoção ver o conhecimento científico e da genômica aplicados ao Sistema Único de Saúde (SUS) de forma que, cada vez mais, vai permitir o que chamamos de uma saúde pública de precisão”, afirmou a ministra durante o evento.
Com o banco de dados genômicos do SUS, os profissionais de saúde terão acesso a informações cruciais sobre a predisposição genética de cada paciente a certas doenças, permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso, bem como um planejamento de tratamento mais eficiente e personalizado.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, parabenizou os envolvidos e ressaltou o caráter humanitário do projeto, ao mesmo tempo em que contribui para o avanço da ciência e formação acadêmica. “Participar do Projeto Genoma SUS é muito gratificante, mostra que a Unicentro, junto com o grupo que coordena o Ipec, junto com o nosso Departamento de Medicina, está no caminho certo, no caminho de cuidar das pessoas e, principalmente, das pessoas que necessitam de um cuidado especial. Nosso objetivo, enquanto instituição pública, é estar mais próximo da sociedade e, principalmente, dos que mais necessitam e o Genoma SUS é isto”, disse.
Presente no lançamento, o docente do Departamento de Medicina da Unicentro e pesquisador-coordenador do Centro Âncora de Guarapuava do Genoma SUS, David Livingstone Alves Figueiredo, enfatizou o potencial transformador do projeto: “Além de construir uma base genômica da população, que nos permitirá avançar em direção à saúde de precisão, o projeto visa estruturar os oito centros âncoras para serem referência para o SUS, do ponto de vista de assistência à saúde”, afirmou.
Além da Unicentro, integram o projeto: a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional do Câncer (Inca), Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP). “São oito centros âncoras, que terão os mesmos papéis. Gerar dados e análises em larga escala. É uma honra participar de um projeto de tamanha envergadura e em parceria com instituições tão reconhecidas”, declarou o professor David.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONDENADOTribunal do Júri de Guarapuava condena a 14 anos de prisão homem denunciado pelo MPPR por homicídio triplamente qualificado
Julgamento ocorreu nessa terça (9)
10/09/2025 17h27 -
UTILIDADE PÚBLICADetonação de rochas na PRC-466, entre Guarapuava e Turvo é adiada para sexta (12); rodovia ficará 2 horas bloqueada
Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho
10/09/2025 17h00 -
NA FÉ!Comunidade ucraniana de Rio das Pedras celebra festa em honra a São Pedro e São Paulo neste domingo (14)
A programação inicia às 9h, com a saída da cavalgada da Chácara do Ney em direção à igreja da comunidade
10/09/2025 16h10 -
INOVADORAmbulatório de Feridas da Unicentro inicia tratamento inovador com terapia regenerativa
O primeiro atendimento com a nova técnica já trouxe resultados positivos
10/09/2025 15h23 -
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Guarapuava promove ações do Setembro Amarelo com foco na prevenção e cuidado em saúde mental
Movimento reforça a importância de pedir ajuda e fortalece a rede de apoio no município
10/09/2025 14h50 -
OPORTUNIDADESCom 142 vagas, Agência do Trabalhador de Guarapuava promove Mutirão de Contratações da Safra
Serão ofertadas vagas para auxiliar administrativo, auxiliar de classificação de grãos e auxiliar de serviços gerais
10/09/2025 14h10