Unicentro e Repinho firmam parceria inédita para pesquisa e inovação em Guarapuava
O acordo marca o início de uma série de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional, à inovação tecnológica e ao impacto social
Uma nova fase de colaboração entre universidade, setor privado e sociedade foi firmada na quinta-feira (28 de novembro) em Guarapuava, com o início da parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a empresa Repinho Reflorestadora Madeiras e Compensados Ltda. O acordo marca o início de uma série de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional, à inovação tecnológica e ao impacto social.
O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, celebrou a iniciativa como uma união entre academia e sociedade, destacando o papel essencial da universidade na resolução de demandas da comunidade. “Essa parceria demonstra que precisamos andar juntos com a sociedade. A universidade deve quebrar barreiras e atuar como protagonista no desenvolvimento social e econômico”, afirmou.
O acordo marca o início de uma série de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional, à inovação tecnológica e ao impacto social
Há projetos já em andamento coordenados pela professora Renata Marino, do Departamento de Medicina da Unicentro. O objetivo é construir um espaço de pesquisa que será um núcleo estratégico para desenvolvimento de novas tecnologias e estudos inovadores, como destacou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Teremos pesquisas que vão desde a saúde humana até a área vegetal, com potencial para solucionar problemas reais e gerar tratamentos eficazes, principalmente no combate ao câncer”, disse.
Além da atuação na área da saúde, a parceria promete beneficiar outros setores de pesquisa da Unicentro. “Este é um movimento importante dentro do tripé da inovação, que conecta o poder público, a iniciativa privada e as universidades para impulsionar o progresso”, completou o vice-reitor Ademir.
IMPACTO
A coordenadora de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente, Maroan Soraia Navas Ribeiro, destacou como a parceria pode atender às necessidades do hospital, que enfrenta desafios e é uma referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Maroan, a colaboração com a Unicentro será essencial para oferecer soluções inovadoras. “Queremos desenvolver tecnologias e inovações que melhorem a vida dos pacientes. Já iniciamos avanços, como próteses de palato duro, e agora teremos um suporte ainda maior com a universidade”, explicou.
O CEO da Repinho, Odacir Antonelli, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional e ressaltou a importância de unir esforços para alcançar grandes realizações. “Ninguém faz nada sozinho. Esta parceria não é apenas sobre investimentos financeiros, mas sobre unir inteligência, tecnologia e inovação para gerar impacto positivo na sociedade”, afirmou.
FUTURO PROMISSOR
A professora Renata Marino destacou que o novo laboratório ampliará as capacidades tecnológicas e científicas da região. “Teremos um espaço com tecnologias de ponta para estudar saúde e doença em um nível próximo da aplicabilidade clínica, promovendo intervenções inovadoras que beneficiem diretamente os pacientes”, disse.
A parceria Unicentro-Repinho também visa atrair novos pesquisadores, projetos e empresas para a região, fortalecendo o papel de Guarapuava como polo de inovação. “Estamos plantando uma semente que, com certeza, dará frutos. Este ciclo virtuoso trará novas oportunidades e contribuirá para o desenvolvimento econômico e social”, concluiu o reitor Fábio Hernandes.
(Por Caroline Albertini)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONSCIENTIZAÇÃO Esporte e inclusão marcam a 3ª edição da Manhã Esportiva Azul em Guarapuava
Com mais de 400 participantes, evento uniu corrida, caminhada e conscientização sobre o autismo
15/06/2025 17h08 -
RESPEITOParaná implementa maior rede de programas para idosos do Brasil
Neste domingo (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
15/06/2025 16h10 -
CAMINHO DA FÉ!Percurso ampliado do “Caminho de Belém” terá nova peregrinação em julho em Guarapuava
Durante os dois dias de caminhada, toda a estrutura de alimentação será oferecida pela organização
15/06/2025 14h50 -
AUMENTAR PENACâmara pode votar projeto que aumenta penas para abandono de idoso
Deputados também poderão retomar votação da proposta que reforça medida protetiva em caso de aproximação do agressor de mulher
15/06/2025 13h23 -
OPORTUNIDADESCom salários de até R$ 16,5 mil, seguem abertas inscrições da Unicentro para contratação de professores
Inscrições seguem até 30 de junho
15/06/2025 12h50 -
OLHO NA DATAPrazo para alistamento militar termina no dia 30 de junho
Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
15/06/2025 11h23