Unicentro e Núcleo Regional de Educação avançam nas tratativas para implantação do Colégio de Formação Integrada

Reunião foi realizada nesta segunda (6)

06/10/2025 15H23

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava deram mais um passo importante na concretização do Colégio Estadual de Formação Integrada, que será instalado no Câmpus Cedeteg. Em reunião realizada nesta segunda-feira (6 de outubro), o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, apresentou a planta inicial do colégio e destacou o caráter inovador da proposta.

Segundo Ademir, o projeto nasce de um sonho coletivo e vem sendo construído em parceria entre a universidade e o Núcleo Regional de Educação. “A licenciatura da Unicentro sempre teve o sonho de ter um colégio para participar da gestão escolar e das atividades de ensino. Estamos há algum tempo construindo, junto com o Núcleo Regional de Guarapuava e os professores das licenciaturas, um projeto audacioso, o Colégio de Formação Integrada. É um colégio para formação da comunidade, que poderá utilizar todo o potencial da universidade nos câmpus Santa Cruz e Cedeteg”, explicou o vice-reitor.

“Esse colégio vai atender cerca de 600 alunos — 300 do Ensino Fundamental II, em tempo integral, e 300 do Ensino Médio. Terá atividades de contraturno, estágios e projetos de extensão gerenciados pela universidade. É um grande projeto, que vai transformar a educação da nossa região”, completou.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Unicentro, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o apoio do Governo do Estado do Paraná. A iniciativa busca fortalecer a integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior, criando um modelo de escola que una formação acadêmica e prática, com envolvimento direto dos cursos de licenciatura e dos projetos de extensão da universidade.

Para o chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, o projeto representa um avanço significativo para a educação pública da cidade. “O sonho foi construído em conjunto desde o início, e hoje avaliamos o anteprojeto, que já trouxe contribuições importantes. Agora, passamos para a execução final e para a organização pedagógica do currículo dessa escola, sempre com a participação do Núcleo e da Universidade”, afirmou.

A diretora de Ensino da Unicentro, professora Maria Paula Costa, destacou que o encontro com o Núcleo serviu para apresentar a planta inicial e alinhar os próximos encaminhamentos. “Hoje mostramos a planta inicial com algumas ideias e definimos a criação de uma comissão com quatro representantes da Unicentro e quatro do Núcleo. Essa equipe vai discutir e alinhar as ideias para a implementação do colégio, tratando tanto de questões pedagógicas quanto estruturais”, explicou.

“Para a Pró-Reitoria de Ensino, essa iniciativa é fundamental. As licenciaturas receberam muito bem a proposta, e ela abre portas para que projetos desenvolvidos, tanto das licenciaturas quanto dos bacharelados, encontrem nessa escola um ambiente de formação integrada entre a universidade e a educação básica”, completou Maria Paula.

Encerrando a reunião, o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas destacou o entusiasmo com o andamento das tratativas e com o potencial do colégio. “A educação é transformadora, e poder contribuir com nossas atividades para oferecer algo melhor nos deixa muito motivados e felizes. É um grande projeto e, daqui alguns anos, podemos ter certeza e convicção que esse colégio vai fazer frente aos colégios das principais cidades do país”, afirmou.

(Por Giovani Ciquelero)

Deixe seu comentário:

Veja Mais