Unicentro discute implantação de Centro Esportivo Olímpico e Paralímpico em Guarapuava
A proposta busca estruturar um espaço de referência para formação de atletas, incentivo ao paradesporto e ampliação do acesso à prática esportiva na região

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu uma comitiva formada por representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Secretaria de Estado do Esporte, da Cidade dos Lagos e da comunidade esportiva local para discutir a implantação de um Centro Esportivo Olímpico e Paralímpico em Guarapuava. A proposta busca estruturar um espaço de referência para formação de atletas, incentivo ao paradesporto e ampliação do acesso à prática esportiva na região.
De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, o contato inicial ocorreu a partir do professor Marcus Tartaruga, do Departamento de Educação Física. O objetivo da comitiva foi buscar apoio institucional para que Guarapuava se torne um polo de referência esportiva no estado. “Eles querem um apoio da universidade, assim como de outros entes da cidade, para que Guarapuava tenha um centro de referência para a prática do esporte, onde se possa formar atletas de alto nível”, afirmou.
O reitor destacou ainda que a localização estratégica do município e a presença dos cursos de Educação Física fortalecem a proposta. “Considerando a localização da cidade, que é mais no centro do Estado, e que há um movimento para que ao longo do Paraná se tenha centros de referência do esporte, essa comitiva veio aqui pedir o apoio da Unicentro para que Guarapuava tenha também um centro esportivo de prática de esporte de referência”, disse.
A reunião também indicou os primeiros encaminhamentos, como a definição do perfil esportivo regional e a formação de um grupo de trabalho para estruturar o projeto. “Num primeiro momento saiu daqui uma conversa de que vão se pensar qual é o perfil daqui da região no sentido da prática esportiva, para que realmente a gente pense em um centro esportivo de referência, voltado inicialmente para as modalidades mais praticadas aqui. O objetivo é a prática do esporte tanto para o paradesporto quanto para a prática do esporte como um todo”, completou o reitor.
Outro ponto discutido durante a reunião foi a possibilidade de parceria institucional. “A Unicentro, por já ter o nosso complexo desportivo e recreativo, firmará um convênio entre a universidade e o Comitê Paralímpico Brasileiro para que aqui se pratique algumas modalidades do esporte paralímpico”, destacou.
A participação de representantes da Cidade dos Lagos também abriu a possibilidade de implantação do centro esportivo no bairro planejado, que já demonstrou interesse em receber a estrutura.
Para o coordenador técnico dos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro no Paraná, Mário Sérgio Fontes, a expansão do paradesporto tem como foco principal garantir acesso ao esporte para crianças e jovens com deficiência. “Queremos abrir as portas do esporte para que essas crianças possam ter acesso ao desporto paralímpico, que hoje é o quinto classificado no mundo”, ressaltou.
Ele lembrou ainda a dimensão das competições escolares paralímpicas no Brasil. “Nós temos hoje a maior competição escolar do mundo, que é a Paralimpíada Escolar, com mais de 3.000 alunos participando no país todo. Ficou tão grande que tivemos que ampliar para duas semanas para comportar todas as modalidades”, explicou.
Segundo Mário Sérgio, a meta do comitê é ampliar significativamente o número de municípios atendidos pelos centros de referência. “Nós estamos hoje com 95 municípios do país que já têm centro de referência e esperamos até 2028 chegar a cerca de 300 municípios”, afirmou.
Com a criação de um grupo de trabalho e o diálogo com o Governo do Estado, a expectativa é que as articulações avancem para a formalização de parcerias e definição do modelo do futuro Centro Esportivo Olímpico e Paralímpico.
(Por Caroline Albertini)
Veja Mais
-
NA MESA Guarapuava abre o Campeonato Paranaense de Poker 2026 com expectativa de mais de mil jogadores e R$ 1,5 milhão em premiações
Programação inclui torneios com inscrições gratuitas e transmissões ao vivo dos principais competições
18/02/2026 17h00 -
NO AQUECIMENTOCorrida noturna Ilumina Paraná vai reunir 7,5 mil participantes em Curitiba
Haverá premiação com troféus para o 1º à 3º lugares em todas as categorias nas distâncias de corrida adulto de 5 km e corrida de 10 km
18/02/2026 16h15 -
OPORTUNIDADESVagas pós-Carnaval: Paraná tem 25,5 mil oportunidades de emprego em todas as regiões
As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais, com destaque para funções ligadas à indústria, comércio, serviços e agronegócio
18/02/2026 15h24 -
QUALIFICAÇÃO Curso gratuito de empreendedorismo em Guarapuava oferece capacitação e chance de ganhar o investimento inicial para o empreendimento
Formação presencial inclui consultoria individual e já impactou mais de 6 mil pessoas no Paraná e em Santa Catarina
18/02/2026 14h50 -
CLIMAInmet alerta para chuvas fortes no Sudeste e no Paraná
Instituto aponta risco em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
18/02/2026 14h10 -
CLIMATermômetros no Paraná podem bater 40°C nesta semana
Alerta de calor intenso foi emitido pelo Simepar
18/02/2026 13h23

