Última semana do verão terá calor e temporais no Paraná; outono começa na sexta (20)
O último dia de verão, na quinta, terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná

O outono astronômico terá início às 11h46 da próxima sexta-feira (20 de março de 2026). A última semana de verão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começará com condições atmosféricas típicas da estação: temperaturas elevadas e pancadas de chuva irregulares no Paraná. No meio da semana, entretanto, a passagem de uma frente fria trará maiores volumes de chuva a algumas regiões do Estado.
As temperaturas já começaram a subir além do habitual no fim de semana. No domingo (15), as estações meteorológicas que ficam no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, em Pinhão e em Ponta Grossa registraram suas temperaturas mais altas do ano até o momento: 30,3°C, 33,4°C e 32,3°C, respectivamente.
As temperaturas máximas, à tarde, seguem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões paranaenses nesta segunda-feira (16). “Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai influencia o tempo no Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades destas regiões, principalmente as que ficam nas áreas de fronteira com os países vizinhos, podem registrar algumas pancadas de chuva”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. Nas outras regiões o predomínio é de sol, com exceção do Litoral, que terá nebulosidade variável.
A chance de chuva pelo Paraná aumenta na terça-feira (17). “Esse sistema de baixa pressão se desloca pelo sul do Brasil em direção ao Centro e parte do Norte e Noroeste paranaenses. Isso deixa o tempo mais instável e com pancadas de chuva até mesmo no período da manhã nas áreas mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul e de fronteira com Paraguai e Argentina”, afirma Jacóbsen.
A chuva aumenta ainda mais no Paraná na quarta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil. “Teremos a passagem do sistema frontal com o ambiente atmosférico mais aquecido. Assim, poderemos ter algumas tempestades no estado ao longo da quarta-feira, começando pelo Oeste e Sudoeste, e avançando em direção ao Centro e Norte. Chegará posteriormente aos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, e no período da noite ao Norte Pioneiro”, detalha Lizandro.
As instabilidades seguem na quinta-feira (19). O último dia de verão terá mais chuvas entre o Leste e o Norte do Paraná. As temperaturas terão leve declínio entre quinta e sexta-feira (20) na Região Metropolitana de Curitiba, nos Campos Gerais e no Centro-Sul. No resto do Estado, segue calor.
ALÍVIO
A chuva desta semana poderá trazer algum alívio para regiões que não registram acumulados de precipitação significativos há muito tempo. Cidades como Altônia, Cândido de Abreu, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Irati, Cruzeiro do Iguaçu, Loanda, Maringá, Palotina, Pato Branco, Pinhão, Ponta Grossa, Nova Prata do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã e Umuarama registraram menos de 20 mm de chuva nos primeiros 15 dias de março.
A situação é mais grave no Oeste, Norte e Noroeste. Em Santo Antônio da Platina não chove um acumulado de mais de 5 mm em um dia desde o dia primeiro de janeiro; em Cascavel e Santa Helena desde 10 de janeiro; em Cianorte, desde 13 de fevereiro; em Palotina e Umuarama, desde 23 de fevereiro; em Loanda e Maringá, desde 24 de fevereiro.
Veja Mais
-
PRESTANDO CONTASTransparência em foco: Abrasel Centro-Sul fecha 2025 no azul e moderniza estatuto
Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi realizada nesta terça (5)
05/05/2026 18h48 -
OLHO NA LOMBADASecretaria de Mobilidade realiza aferição de lombadas eletrônicas até quinta (7) em Guarapuava
Equipamentos passarão por verificação técnica para garantir precisão e segurança no trânsito
05/05/2026 18h33 -
OLHO NA ESTRADA!ALERTA! Devido a obras no pavimento, Serra da Esperança terá trânsito lento nesta quarta (6)
Tráfego será organizado em sistema Pare e Siga, com a utilização de desvios pontuais, quando possível
05/05/2026 17h00 -
PREVENÇÃOSecretaria de Saúde apoia ação de vacinação contra gripe para trabalhadores do transporte em Guarapuava
Ação integrada promove cuidados com a saúde e reforça a segurança no trânsito
05/05/2026 16h43 -
MUDANÇACilla Tech Park realiza cerimônia de transição de presidência e marca novo ciclo institucional
Após três anos à frente da presidência, somando frutos para o parque, Vilso Dubena transmitiu oficialmente o cargo ao professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara
05/05/2026 16h10 -
INVESTIMENTOSArtagão Júnior intermedeia reunião entre prefeito Konjunski e o chefe da Casa Civil Ortega para tratar de investimentos em Cantagalo
De acordo com o deputado Artagão Júnior, a reunião buscou agilizar trâmites e garantir o avanço das propostas
05/05/2026 15h45



