TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica
Uma live será realizada nesta segunda (3), às 17h30, nas redes sociais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta semana uma série de ações para informar os eleitores sobre segurança e transparência da urna eletrônica.
A primeira edição da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação contará com demonstrações sobre o uso da urna, palestras, exposições e ações de combate à desinformação contra o sistema eletrônico de votação.
Nesta segunda-feira (3 de agosto de 2026), às 17h30, o TSE vai realizar uma live nas redes sociais para demonstrar o funcionamento de cada componente da urna. Durante a transmissão, o equipamento será aberto pelos técnicos do tribunal.
Também será lançada a campanha "Fato ou Boato – Viralizou" para esclarecer dúvidas sobre a veracidade de conteúdos que são publicados na internet.
A mobilização será encerrada no próximo domingo (9) na Corrida Pela Democracia, que será realizada em Brasília. A atividade esportiva pretende estimular a participação popular no processo eleitoral.
ELEIÇÕES
O primeiro turno será no dia 4 de outubro, quando vão ser eleitos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.
O segundo turno está marcado para o dia 25 e pode ocorrer na disputa para os cargos de governador e presidente. Os eleitores voltarão às urnas se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, no primeiro turno.
Veja Mais
-
ARROGÂNCIACarro passa por cima de rotatória, derruba poste e motorista é preso em Guarapuava
Acidente aconteceu na madrugada deste domingo (20), no Morro Alto; segundo a PM, condutor de 18 anos apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora e recusou o teste do bafômetro
21/09/2026 07h45 -
VIOLÊNCIA"VOU MATAR VOCÊS"! Amigo de ex-marido atira contra casa e ameaça moradores em Guarapuava
Polícia Militar foi acionada na tarde deste domingo (20), no bairro Morro Alto
21/09/2026 07h17 -
BEM VINDA!Primavera começa nesta terça (22): entenda por que o clima não muda de imediato
O instante astronômico marca o equinócio no Hemisfério Sul, mas não altera instantaneamente o tempo
21/09/2026 07h05 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego desta segunda (21 de setembro de 2026) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
21/09/2026 06h17 -
LUTOÓbitos desta segunda (21 de setembro) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
21/09/2026 06h15 -
EM OBRAS!Detonação de rochas interditará a PRC-466 em Turvo na próxima sexta (25): veja o horário!
DER/PR orienta os motoristas a prestar atenção aos sinais sonoros de evacuação, planejar deslocamentos com antecedência, respeitar a sinalização no local e seguir as orientações das equipes operacionais e da Polícia Rodoviária Estadual
20/09/2026 17h00



