AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
SUSTO

Terceiro tremor de terra é registrado em menos de um mês na RMC

A cidade já tinha sido atingida por dois pequenos tremores no dia 23 de abril e 8 de maio

terça-feira, 14 de maio de 2019 - 15:17:00

O Centro de Sismologia da USP registrou um leve tremor de terra na madrugada desta terça feira (14 de maio), em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A atividade geológica alcançou magnitude (mR) de 2,3 na Escala Richter, e foi a terceira registrada no município em menos de um mês.

A cidade já tinha sido atingida por dois pequenos tremores no dia 23 de abril e 8 de maio, de 2,5 mR e 2,2 mR, respectivamente. Além disso, outros dois municípios paranaenses também registraram atividades geológicas de grau pequeno na Escala Richter recentemente: Bela Vista do Paraíso, de magnitude 2,2 no dia 23 de abril; e Londrina, no dia 16 do mesmo mês, com tremor de 1,6 mR.

FALHA TECTÔNICA

Os tremores não são novidade para os moradores de Rio Branco do Sul: o município da região metropolitana está localizado sobre uma falha geológica que propicia eventos de pequeno porte como os registrados nas últimas semanas. Porém, de acordo com especialistas, esses tremores geralmente são sentidos somente a partir de magnitude 3, e não há risco.

COMENTÁRIOS