Terceira Edição do Festival Pala Velho reúne apresentações de dança gaúcha e o maior gaitaço de Guarapuava
Diversos grupos de dança gaúcha independentes da cidade participaram do evento, assim como um grupo convidado de Santa Catarina
Na última sexta-feira (7 de junho), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou a terceira edição do Festival de Dança Gaúcha Pala Velho. O evento tem como objetivo celebrar a cultura gaúcha do Município, proporcionando o espaço para manifestações artísticas.
“Esse evento reafirma o compromisso que a Secretaria de Cultura tem com todas as manifestações culturais. Com a cultura gaúcha não é diferente, é uma identidade muito importante para o nosso Município. A terceira edição do Pala Velho e reuniu grupos locais e também teve um grupo convidado de fora, para oportunizar que o pessoal daqui conheça outros cenários”, comentou o Secretário de Cultura, Cristhian Lucas
Durante esta edição do Pala Velho, o público pôde apreciar as apresentações de dança dos Grupos Pratas da Casa, ou seja, grupos de dança gaúcha independentes de Guarapuava, sendo eles Herança Granjeira, Chama Crioula, Querência Galponeira, Orgulho Pampeano, São Nicolau e CTG Fogo de Chão.
“A gente está imensamente grato pelo convite para participar da terceira edição do Festival Pala Velho. É muito importante ter a oportunidade de difundir a cultura gaúcha para toda a cidade. Sabemos que existem muitos eventos gaúchos locais, mas são muito restritos aos bairros, a certos grupos de dança. E aqui a gente tem uma oportunidade para mostrar para a cidade inteira o que a cultura gaúcha faz no Paraná. O festival está lindo, muita gente participando, muita gente prestigiando. E vamos esperar por mais uma edição”, expressou a participante e instrutora de dança do CTG Fogo de Chão, Claúdia Silva.
O Grupo Charruas, de Balneário Camboriú, Santa Catarina, apresentou diversas coreografias de grupo. o Festival Palha Velho proporcionou à equipe conhecer Guarapuava, como conta a integrante Yvna Rauber.
“Estamos lisonjeados de estar prestigiando esse evento maravilhoso. É um evento muito bonito, da cultura gaúcha, tudo muito bem organizado. Não conhecíamos Guarapuava. Estamos encantados com a cidade, com um evento desse porte, com vários grupos de dança, com apresentações bonitas e de qualidade. Foi um prazer. Esperamos participar mais vezes”, disse Yvna.
O Festival Pala Velho reuniu o maior gaitaço da história do Município, reunindo mais de 35 músicos, que tocaram simultaneamente as mesmas músicas. Bethany Villalba foi uma das instrumentistas que se inscreveu e participou do gaitaço.
“Eu sou norte-americana, nasci nos Estados Unidos e vim morar no Brasil com 29 anos de idade. Faz 17 anos que eu moro aqui. Eu aprendi gaita um pouco sozinha na casa do meu pai, que ele tinha um acordeão, peguei os livros, aprendi um pouco. Então, quando eu vi que tinha um grupo na Fundação Cultural Suábio Brasileira, eu quis participar. Desde 2018 eu faço parte do grupo e também sou professora de acordeão na Fundação Cultural. Já participei em outro gaitaço e, dessa vez, senti um pouco a falta de mais mulheres. Então, gostaria de falar para as meninas que a mulher pode aprender gaita também. Não é instrumento de menino, podemos aprender também. Fiquei muito feliz de conseguir participar desse gaitaço e fazer parte dessa tradição em Guarapuava”, comentou Bethany.
Veja a galeria completa do evento, AQUI.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PREVENÇÃOSaúde intensifica vacinação contra HPV passando a abranger adolescentes de 15 a 19 anos
A inclusão desta faixa etária é excepcional e válida somente para os próximos três meses
17/03/2025 14h50 -
REFORÇOPrudentópolis, Laranjeiras e Pitanga recebem novas ambulâncias do Samu; veja lista completa
Os veículos foram adquiridos com recursos do Novo PAC, do Governo Federal, com investimento de R$ 43,1 milhões
17/03/2025 14h10 -
LEVANTAMENTOEstado inicia pesquisa inédita sobre perfil socioeconômico dos paranaenses
Até o fim do segundo semestre, as informações compiladas estarão disponíveis no site do Ipardes
17/03/2025 13h40 -
NA ESTRADAObras na Serra da Esperança, em Guarapuava, deixam trânsito lento a partir desta segunda (17)
Os trabalhos serão executados pela empresa Neovia, com previsão inicial de até 15 dias
17/03/2025 12h50 -
ELEIÇÕES 2026Cidadania aprova fim da federação com PSDB
Com a separação, ambos os partidos já discutem arranjos com outros parceiros
17/03/2025 12h02 -
EXEMPLOApós aulas de Robótica, alunos de escola indígena de Nova Laranjeiras encontram solução sustentável com bambu
O projeto canaliza a água através do bambu, aquecendo-a com energia solar, enquanto um sistema de filtragem
17/03/2025 11h22