Tendas da vacinação realizaram mais de 200 mil atendimentos em Guarapuava

Feito foi celebrado em confraternização que marca o encerramento das atividades na Praça Cândido Xavier

16/10/2021 14H07

Na tarde dessa sexta feira (15 de outubro), foi realizada uma cerimônia para marcar a desativação da Central de Vacinação localizada na Praça Cândido Xavier. O ato contou com a presença de representantes da Administração Pública e parte da equipe responsável pela aplicação das doses durante os quase 9 meses de funcionamento do local. Foram mais de 200 mil atendimentos nesse período com aplicação de primeiras, segundas e terceiras doses. 

A Diretora da Vigilância em Saúde e coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada, Chayanne Andrade, destacou que a Central foi montada com o intuito de, além de evitar os famosos fura-filas, garantir que nenhuma dose de imunizante fosse desperdiçada. “Cada vacina era uma vida que a gente estava tentando salvar. Então, nosso objetivo foi montar a central de vacinação para que a logística fosse favorecida. E, com certeza, foi. Isso ficou comprovado pelos números, na comparação com outros municípios e outras regiões”, comentou.

Entre estagiários de instituições de ensino superior e cursos técnicos,  funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Trânsito e outros parceiros, cerca de 500 profissionais passaram pelas tendas. O secretário de Saúde, Jonilson Pires, evidenciou o trabalho dessas pessoas, muitos de forma voluntária.

“A mensagem final é que o que foi feito aqui vai ficar para a história, apesar de todos os contratempos. Vocês provaram o que é ter esse olhar de empatia, na prática, vivenciando. Essa imensidão emocional, para muitas pessoas não foi mais que nossa obrigação, mas então podemos bater no peito e falar que cumprimos nossa obrigação. Nós, como profissionais de saúde, temos sempre que pensar de maneira ampla, para que a humanidade cresça em seus valores, porque nós temos o papel de mudar a trajetória da vida das pessoas”, destacou Jonilson. 

A Deputada Estadual Cristina Silvestri esteve presente e lembrou a importância da ciência e do investimento em pesquisa. “Nós temos que continuar acreditando em Deus em primeiro lugar e acreditando na ciência. E investindo em pesquisa, porque ela que nos salvou e vai continuar salvando as próximas gerações”, observou a Deputada.

Já o Chefe de Gabinete, Antônio Carlos Mino, representando o prefeito, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do trabalho e também pediu orações pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Napoleão, que se recupera de um AVC. “Nós agradecemos a todos os profissionais de todos os setores da Prefeitura que tornaram esse projeto possível com a ajuda da comunidade. Neste ano, a praça Cândido Xavier se tornou a praça da Esperança e vai ficar para sempre na memória da população”, declarou.

Ao final, foram distribuídos aos participantes canecas e chaveiros, em forma de agradecimento, personalizados com a frase: “A todos que acreditaram e semearam a felicidade, distribuindo doses de esperança e alegria, você fez a diferença!”.

“Durante todo esse período, nós recebemos o carinho e o reconhecimento da população. Muitas pessoas chegavam aqui com cartas, faziam homenagens. Isso era a maior motivação para mim e para toda a equipe. Então, é emocionante esse momento de encerramento, porque temos a sensação de dever cumprido”, evidenciou a coordenadora do trabalho na tenda, Ivani Küster.

A confraternização contou ainda com a presença  do secretário de Comunicação, Leonardo Rauen, um dos idealizadores do projeto, do secretário de Trânsito, Adalberto Campos e de representantes das instituições parceiras da Campanha Guarapuava Imunizada. 

Neste sábado (16) é o último dia de funcionamento das tendas com aplicação de segundas e terceiras doses, até às 16h. A partir da semana que vem, a aplicação de primeiras doses também ocorrerá de forma descentralizada nas UBSs. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais