Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março
Para concorrer aos processos seletivos, é preciso ter feito o Enem
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (18 de janeiro) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 22 a 25 de fevereiro. E, no início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que este ano oferta 110.925 vagas.
O número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais contendo os cronogramas completos e todos os critérios dos processos seletivos de 2022.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.
PROGRAMAS
O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até 3 salários mínimos por pessoa.
Podem se inscrever no Prouni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
O Fies tem objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Já o Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OPORTUNIDADESA Agência do Trabalhador de Guarapuava divulga as vagas para esta quinta (02)
Que tal um emprego novo?
26/05/2022 07h52 -
GERANDO FRUTOS Parceria entre a Semads e o Ciee no programa “Jovem Em Ação” gera frutos com a contratação de participantes
A partir do segundo semestre deste ano e para 2023, a Secretaria organiza novos cursos em parceria com o CIEE para serem ministrados aos participantes do programa, e também nas unidades do CRAS
25/05/2022 17h41 -
CUIDADOS E DIREITOS Rede de proteção e cuidado da pessoa idosa é criada em Guarapuava
As reuniões são realizadas mensalmente, nas terceiras quintas, no período da manhã
25/05/2022 17h34 -
EXEMPLOGuarapuava sedia o Future Day, maior evento de fomento e criatividade no município
Objetivo foi espalhar conhecimento e aprender os gatilhos para exercer a criatividade
25/05/2022 17h00 -
TRÂNSITO Detran e PRF assinam termo de cooperação para compartilhamento de dados
O Detran-PR dará acesso ao cadastro de condutores, veículos e infrações, e a PRF disponibilizará os sistemas multiagências desenvolvidos pela instituição e a soluções de comunicação digital, conforme necessidade do Detran
25/05/2022 16h22 -
LUTA CONTRA CORONAVÍRUS Paraná soma 2,4 milhões de casos e mais de 43 mil óbitos pela Covid-19
Os óbitos divulgados nesta data são de maio (7), abril (2), março (1), fevereiro (1) e janeiro (1) de 2022; agosto (1), maio (1) e março (1) de 2021
25/05/2022 16h14