Show nacional e concurso de dança marcam primeiro dia do 16° Festival da Melhor Idade; evento encerra neste domingo (10)

O evento reuniu centenas de idosos de Guarapuava, Candói, Pinhão e Cantagalo, em um dia de diversão, emoção e celebração a vida

10/11/2024 13H48

Teve início nesse sábado (9 de novembro), o maior encontro da melhor idade do Centro-Sul do Paraná. A 16ª edição do Festival da Melhor Idade, que ocorre até este domingo (10), é realizada pela Prefeitura de Guarapuava, por meio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), Cultura (SECULT), e Turismo e Eventos.

O prefeito Celso Góes destacou a importância do festival para a comunidade guarapuavana. “O Festival da Melhor Idade é uma ação significativa para nossa gestão, porque promove o lazer, a convivência e a integração entre os idosos de Guarapuava e da região. Estamos muito orgulhosos de realizar mais uma edição deste evento tradicional, que leva alegria e celebração àqueles que tanto contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou.

O festival se tornou um espaço de socialização e diversão, reunindo idosos de Guarapuava, Candói, Pinhão e Cantagalo. São dois dias dedicados à celebração da amizade, da cultura local e da alegria de viver, com atrações como concursos de Rei e Rainha da Melhor Idade, concurso de dança e shows com muita música.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi, expressou sua emoção com o evento. “É uma grande alegria estar aqui com nossos idosos mais uma vez, celebrando juntos em mais um festival. Essa festa foi preparada com muito carinho e dedicação, com meses de antecedência. O objetivo é que esses dois dias sejam de muita festa, para celebrarmos a vida, a amizade, a união e mais um ano juntos”, destacou.

CONCURSO DE DANÇADANÇAR E

O Concurso de Dança, uma das atrações mais aguardadas, agitou o evento neste sábado (9). O grupo da Melhor Idade São Nicolau, vencedora da edição de 2023, deu início à competição, que reuniu oito grupos em disputas acirradas.

O secretário de Cultura, Cristian Lucas, ressaltou o papel cultural do evento no Município. “A dança tem esse poder de nos unir, de compartilhar sentimentos, de mexer o corpo e promover saúde. Esta festa é para vocês (idosos), um momento para cultivar alegria, a vida e a energia de dançar, cantar, tocar e ouvir música. Aproveitem ao máximo e se divirtam, pois esta é a casa de vocês hoje”, enfatizou.

A mesa de jurados, composta pela patroa do CTG Chaleira Preta, Silmara Ribas Siqueira, pela bailarina e coreógrafa Anna Valentim, e pelo membro do CTG Valmir José Jocoski, avaliaram as apresentações de dança e determinaram o grupo vitorioso.

- 1º Lugar: Companhia Baila Baila
- 2º Lugar: UBS Vila Bela
- 3º Lugar: Paixão pela vida (Candói)

A dançarina Eva Trindade Ida, 70 anos, integrante da Companhia Baila Baila, comemorou a vitória com emoção. “É uma alegria imensa de a gente ter ganhado porque é muita batalha, o ano todo ensaiando. Estamos transbordando de alegria. E, é muito bom, porque dançar eleva a alma da gente, faz bem com a saúde, faz bem com o corpo. Somos vinte pessoas, mas é uma turma muito animada, onde vamos, nós fazemos baile e mandamos no pedaço”, contou.

A agente comunitária da Uni Vila Bela, Andrielly Jessica Wisnievski, também compartilhou a felicidade pelo segundo lugar com a apresentação do clássico “Biquíni de Bolinha Amarelinha”.

“Para o grupo é uma alegria muito grande ganhar em segundo lugar, que na verdade para nós este segundo lugar vale como um primeiro. É o primeiro ano que a gente participa do festival e é tudo novo para nós. Nós tivemos pouco tempo de ensaio, então para nós este é o primeiro lugar. A gente está muito feliz, muito contente”, relatou.

SHOW COM BAITACA

Quem não teve a oportunidade de brilhar no concurso de dança, com certeza não ficou parado no show do cantor e compositor gaúcho Baitaca. O artista encerrou o dia com chave de ouro, levando emoção e muita diversão para a melhor idade guarapuavana no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.

Mais do que um espaço de diversão, o Festival é também uma oportunidade para os participantes celebrarem a vitalidade e a importância dos idosos na construção da comunidade.

Confira a programação deste domingo (10):

- 14h: Abertura com Grupos de Danças Tradicionais
- 14h30: Concurso Rei e Rainha
- 15h30: Show com Celso Costa

O evento é exclusivo aos grupos da Melhor Idade atendidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Confira mais fotos do primeiro dia de evento, clicando AQUI.

Deixe seu comentário:

Veja Mais