SETRAN promove ações da Semana Nacional do Trânsito em Guarapuava

Dentre as programações educativas, estão a promoção de palestras nas escolas e blitze educativas em alguns pontos da cidade

22/09/2022 16H34

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SETRAN), iniciou as ações educativas em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que este ano se dá de 18 a 25 de setembro. Dentre as programações educativas, estão a promoção de palestras nas escolas e blitze educativas em alguns pontos da cidade.

Na manhã desta quinta-feira, 22, mais de 100 alunos da Escola Municipal São José participaram de atividades alusivas ao tema. Na ocasião, as crianças receberam orientação sobre segurança e respeito no trânsito.

 À tarde, a SETRAN, com a ajuda de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), promoveu uma blitz educativa na Avenida Manoel Ribas, com orientações e entrega de panfletos aos motoristas que por lá passavam.

 O secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, falou da importância das blitze educativas para a população, sobretudo, para as crianças.

“Estamos vivendo a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, mas todos os dias são propensos à educação. Temos realizado muitos trabalhos educativos, principalmente nas escolas. Esta blitz, tem o objetivo de conscientizar os motoristas a terem mais respeito às leis de trânsito e observarem a sinalização. Estamos orientando a todos, para que fiquem atentos aos limites de velocidade. Falamos também com os condutores sobre os perigos de acidentes com o uso de celulares quando estão dirigindo, dentre outras medidas de prevenção, como o uso do cinto de segurança, por exemplo. Nosso trabalho é conscientizar o motorista para que todos nós tenhamos mais segurança”, observa Adalberto.

O secretário também falou sobre a importância da educação no trânsito para as crianças. Conforme pontua, a capacidade de absorção de informações dos pequeninos é expressiva, e isso garante que todos sejam pessoas conscientes sobre seus direitos e obrigações no futuro. “Temos o ‘Trânsito nas Escolas’, um projeto contínuo de educação para todos os alunos da rede municipal de ensino. Nós, da SETRAN, vamos até as instituições, levamos o nosso material e conversamos com os alunos. A partir dessa conversa, eles passam a ter noção do que é o trânsito e de como agir, mesmo que muitos deles optem por não dirigir no futuro. O importante é que lá adiante, eles saibam como se comportar no trânsito como pedestres, como ciclistas, como cidadãos”, conclui Adalberto.

 A Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, e tem como intuito conscientizar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres. E, com esta temática, os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação e conscientização para a segurança no trânsito.

 PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

 

23/09 – CMEI Morro Alto – 09h30 e às 14h

CMEI Noêmia Hauagge -14h

 

27/09 – Escola Raul Henrique Lupattelli -14h

 

28/09 – Colégio Dom Bosco – 09h e às 14h

 

30/09 – Colégio Aliança – 14hs e às 15h.

Deixe seu comentário:

Veja Mais