AgronegóciosEducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
COMPETIÇÃO

Sete atletas bolsistas do TOP 2020 estarão nos Jogos Olímpicos da Juventude

Time Brasil será representado por 79 atletas com idade entre 15 e 18 anos, em 24 modalidades

sexta-feira, 5 de outubro de 2018 - 14:17:00

Os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem entre os dias 6 e 18 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina, terá a participação de sete paranaenses bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020.

O Time Brasil será representado por 79 atletas com idade entre 15 e 18 anos, em 24 modalidades. A competição reunirá os melhores atletas do mundo da nova geração. Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Em Cingapura 2010 o Brasil conquistou sete medalhas e em Nanquim 2014, na China, foram 15.

Os paranaenses que vestirão a camisa brasileira são:

ATLETISMO

Érica Barbosa (campeã brasileira vice sul-americana sub 18) - vai competir em Buenos Aires nos 400m rasos.
Pedro Tombolim (prata nos Jogos Mundias Escolares - Gymnasiade 2018) - vai competir nos 800m rasos.
Vitor Motin (ouro nos Jogos Mundias Escolares - Gymnasiade 2018) - vai competir no lançamento do disco.

NATAÇÃO

Fernanda Goeij (campeã dos 50, 100 e 200m costas no Troféu Brasil) - vai competir nos 100 e 200m costas.
Rafaela Raurich (prata nos 200 livre e bronze nos 400m livre no Troféu Brasil) - vai competir nos 100, 200 e 400m livre e revezamentos. 

VÔLEI DE PRAIA

Dupla Gabriel Zuliani e João Pedro Moreira (vice-campeões brasileiros sub 19)

O técnico Robson Xavier, também bolsista, desde a primeira edição do programa, vai comandar a dupla do vôlei de praia e garante que o apoio do projeto é parte fundamental para manter o nível de rendimento desses atletas. "É um programa de suma importância, primeiro para manter os atletas treinando no Paraná e defendendo o Estado nas competições, segundo para fixá-los na modalidade e terceiro para dar suporte para que possam participar de eventos, com alimentação e gastos do dia a dia. E isso se reflete nos resultados. Então, o projeto é fundamental para a revelação de novos talentos e sua continuidade na carreira."

Xavier disse ainda que a participação dos paranaenses nesta competição, realizada nos mesmos moldes dos jogos adultos e também organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), são reflexos da continuidade desse trabalho.  "Os jogos têm uma estrutura fantástica, com atletas do mundo inteiro. É uma experiência única e agora eles são considerados atletas olímpicos. É uma oportunidade única para essa geração poder participar dessa competição que acontece a cada quatro anos. Ter esses atletas paranaenses participando é motivo de muito orgulho para nosso Estado que está produzindo talentos em grande escala nos últimos anos, especialmente no vôlei de praia, com campeões mundiais, sul-americanos e brasileiros. Então temos que agradecer sempre o apoio do Governo do Estado, através do Talento Olímpico, que nos oportuniza tantas conquistas", completou.

O Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) é o maior programa, em nível estadual, de bolsa-atleta do país. Uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) com o patrocínio da Copel. 

(Foto: Divulgação)

 

 

 

COMENTÁRIOS