AgronegóciosEditais - Eleições 2020EducaçãoEsporte e LazerGeralObituárioPolíticaRegiãoSaúdeSegurançaVagas de EmpregoVariedades
ColunistasVídeosÚltimasGaleria de Fotos
EVENTO

Serra da Baitaca é fechada para visitação na manhã deste sábado (01º)

Todos os atrativos ficam fechados até meio-dia para a realização da tradicional Missa da Paz pela Prefeitura de Quatro Barras

quinta-feira, 29 de abril de 2021 - 16:11:00

O Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, vai abrir para visitação pública apenas no período da tarde neste sábado (01º de maio). A Unidade de Conservação fica fechada no período da manhã para a tradicional celebração da Missa da Paz.

A missa ocorre no cume do Morro Samambaia, onde os participantes oram pela paz durante o Dia do Trabalho. A cerimônia começa às 10 horas, será transmitida online e contará com a presença de apenas 30 pessoas no local, de acordo com a Prefeitura do município.

Como a trilha do Morro Samambaia se encontra com a trilha do Anhangava, não será possível acessar nenhum atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca até as 12 horas.

Segundo o diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto, a decisão de fechar a Unidade de Conservação durante a celebração da missa é para atender as medidas de restrição previstas na Portaria nº 06/2021. A portaria do parque é liberada meio dia para a população, com capacidade reduzida em 50%.

“A pandemia ainda não acabou. Então quem busca esses lugares para se divertir deve tomar os devidos cuidados. Lembramos que quem vai ao Parque Estadual Serra da Baitaca precisa fazer uso da pulseira de identificação, uma medida para controle que nos permite a fiscalização”, afirmou.

Pessoas sem a pulseira são convidadas a se retirar da unidade e podem ser autuadas. Ela é entregue no momento do cadastro, na portaria oficial.

Também é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel e manter o distanciamento social para evitar aglomerações. Todas as recomendações para visitação nas Unidades Estaduais do Paraná podem ser consultadas AQUI.

ATRAÇÕES – No período da tarde, a Unidade de Conservação volta ao atendimento com capacidade reduzida em 50% em dois atravivos: Morro do Anhangava e Morro Pão de Loth. 

O Caminho do Itupava, outro importante atrativo do parque, está fechado para visitação por tempo indeterminado, devido ao comprometimento de uma ponte na trilha. A medida é para evitar acidentes até a revitalização ou substituição da travessia.

(Foto: Foto: Harvey FS)

COMENTÁRIOS