Senado analisa regulamentação da profissão de cuidador
A reunião está marcada para terça-feira (24)

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode analisar na próxima reunião deliberativa a regulamentação da profissão de cuidador de pessoas. Outro tema em pauta é a gratuidade no transporte coletivo interestadual para pacientes com câncer. A reunião está marcada para terça-feira (24), às 10 horas.
A regulamentação da profissão de cuidador está no PL 76/2020, que trata dos cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com doença rara. O projeto, do senador Chico Rodrigues, é analisado em conjunto com outras duas proposições: PL 5.178/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), e PL 5.300/2023, do senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Os três projetos têm como relatora a senadora Augusta Brito (PT-CE), que apresentou um substitutivo (texto alternativo) incorporando disposições dos três projetos. O texto da senadora estabelece requisitos para a profissão, como ser maior de 18 (dezoito) anos, ter concluído o ensino fundamental e curso de qualificação profissional, e não possuir antecedentes criminais.
O substitutivo permite que cuidadores sejam contratados como empregados celetistas e como empregados domésticos, com carga horária máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais ou no regime de 12 horas seguidas de trabalho e 36 horas ininterruptas de descanso. Também é permitida a contratação de cuidadores como microempreendedores individuais (MEI).
PACIENTES COM CÂNCER
Outro projeto na pauta é o PL 2.718/2025, que garante passe livre em ônibus, trens e barcos, além de desconto em passagens aéreas para pessoas em tratamento contra o câncer e seus acompanhantes.
O projeto, da senadora Dra. Eudócia (PL-AL), altera o Estatuto da Pessoa com Câncer e tem como relatora a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O relatório é pela aprovação do texto.
(Fonte: Agência Senado)
Veja Mais
-
DIVERSÃO!Projeto Férias com Inovação reúne tecnologia e brincadeiras tradicionais em tarde de aprendizado e diversão em Guarapuava
O projeto reuniu cerca de 100 crianças em atividades que despertaram a criatividade, o interesse pela tecnologia e o resgate das brincadeiras de rua ao ar livre
17/07/2026 07h06 -
ORIENTAÇÕESCorpo de Bombeiros orienta sobre cuidados e segurança de crianças nas férias escolares
Para que o período de descanso não seja marcado por ocorrências graves, é essencial adotar medidas preventivas e saber exatamente como agir caso um acidente aconteça com as crianças
17/07/2026 06h27 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego desta sexta (17 de julho) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
17/07/2026 06h17 -
LUTOÓbitos desta sexta (17 de julho) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
17/07/2026 06h15 -
CLIMAChuva acima da média faz seca recuar em várias partes do Paraná
Os dados são do Monitor de Secas, estudo da Agência Nacional de Águas feito em parceria com vários institutos, entre eles o Simepar
16/07/2026 17h00 -
SEM ESTUDOS TÉCNICOSAnvisa suspende venda de energético Mister Hemp
Fabricante da água mineral Mamba Water recolhe lotes
16/07/2026 16h10



