Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava realiza palestra sobre cuidado com a natureza em comemoração ao Dia da Árvore

Alunos da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio aprenderam sobre desmatamento através de contação de história

21/09/2023 10H13

A Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG), em parceria com a Secretaria de Educação, busca introduzir assuntos referentes ao meio ambiente em escolas e CMEIs do município. Palestras são apresentadas para as crianças, de forma didática e temática. Na tarde dessa quarta-feira (20 de setembro), os alunos da Escola Municipal Dionísio Kloster Sampaio, entre 7 e 9 anos de idade, receberam a visita da equipe da SEMAG para falar sobre a importância da preservação da natureza.

As árvores, além de serem fundamentais para o funcionamento do planeta, também são consideradas o maior símbolo da natureza. O Dia da Árvore é comemorado no em 21 de setembro, data escolhida por ser próxima do início da primavera do hemisfério sul. O objetivo é fomentar reflexão e discussões sobre o desmatamento. 

Segundo dados coletados pelo Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia (IPAM), a Floresta Amazônica, maior reserva natural do mundo, teve mais de 3 mil quilômetros cúbicos desmatados no primeiro semestre de 2022. Por isso, mais do que nunca, tornou-se essencial falar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, visto que as consequências já estão sendo sentidas. As mudanças climáticas repentinas são um dos exemplos.

Anna Karolina Kowalski é bióloga do Departamento de Resíduos Sólidos da SEMAG e destacou a relevância de abordar temas sobre o meio ambiente com crianças. “É muito importante fazer essas palestras, porque, é o que a gente diz, a criança é o futuro do meio ambiente, é o futuro do mundo. São nelas que a gente ainda deposita a nossa confiança de ter um mundo melhor”

Através da contação de história e fantoches, a bióloga apresentou para os alunos a importância das árvores para o mundo. As crianças, do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, ouviram atentamente as explicações. Quando era aberto espaço para a interação, elas participaram muito animadas. 

Aquilo que as crianças aprendem diariamente dentro na escola influencia na vida das famílias. O impacto é ainda maior quando quem traz a informação é alguém novo, que não faz parte do dia a dia da sala de aula.

“Eles gostam que venha uma pessoa diferente. A história pode ser a mesma, ou o tema pode ser o mesmo, mas a figura da pessoa que tá contando para eles é diferente. Eu também trabalho com a temática de resíduos sólidos nas escolas e CMEIs, e eles cobram os pais referente ao descarte de lixo, eles cobram os pais referente ao corte da árvore, quando eles levam as mudinhas para casa eles cuidam”, pontuou Anna Karolina

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais