Secretaria de Trânsito e Transporte realiza ações educativas da Campanha Maio Amarelo em Guarapuava

Os alunos do CMEI Izabel Oliveira de Pacheco participaram das atividades do mês de conscientização de sinistros no trânsito

09/05/2024 10H50

Na tarde dessa quarta-feira (8 de maio), a Secretaria de Trânsito e Transporte (SETRAN) realizou mais uma ação da Campanha Maio Amarelo. Os alunos do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Izabel Oliveira de Pacheco tiveram uma tarde de conhecimento e conscientização sobre respeito, regras e infrações de trânsito. 

“O principal objetivo da campanha é chamar a atenção de toda a sociedade para as lesões e morte que ocorrem no trânsito. É muito comum, em uma ocorrência de trânsito, um sinistro de trânsito, as pessoas identificarem como se fosse apenas um acidente. É muito importante que as crianças tenham uma visão diferente de comportamento no trânsito, tanto aquelas crianças que futuramente serão motoristas, como aquelas que vão pilotar uma motocicleta ou andar de bicicleta, ou seja um pedestre, ele vai fazer parte do trânsito. Então, as crianças sendo orientadas já, chamando a atenção delas agora para esse tema do trânsito, com certeza vão ter uma visão diferente quando forem mais adultas”, sublinhou o Secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto José Ribeiro de Campos.

No Brasil, a Campanha Maio Amarelo chegou à sua 11ª edição, neste ano, com o tema “Paz no Trânsito começa por você”. O movimento multissetorial foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre respeito e segurança, chamando a atenção para o alto número de mortes e feridos no trânsito. 

Em Guarapuava, a Campanha foi lançada na última quarta-feira (1), na Festa do Dia do Trabalhador. Além das atividades desenvolvidas no evento, durante todo o mês de maio, a Secretaria de Trânsito e Transporte promoverá ações educativas em escolas municipais, estaduais, particulares e CMEIs. 

“Essa ação visa atingir as crianças em idade escolar. Esta ano, levamos uma pista de trânsito, conversamos com os alunos e mostramos, de forma interativa, a importância de se respeitar as placas de trânsito, bem como os semáforos, as faixas de pedestre. Com isso, todos aprendem a seguir as regras que protegem a vida de todos”, informou a educadora responsável pela Campanha, Luciane Fernandes Martins.

A ação foi dividida em três momentos. Inicialmente, utilizando uma faixa de pedestre, placas de trânsito e carro de brinquedo, a educadora realizou uma atividade interativa e discussão com os pequenos. Os alunos ainda conheceram a viatura da SETRAN e no fim das atividades, receberam panfletos com informações, livros de lições para colorir e um caderno de atividades. 

“Nós aqui, como parte da educação, achamos muito importante, porque é desde pequeno que se aprende a respeitar as leis e as regras; não somente aqui no CMEI, mas também no trânsito, na nossa vivência, em sociedade. Eu acho a atividade de grande importância e eles absorvem tudo o que passamos, além de que, reproduzem também na casa”, evidenciou a diretora do CMEI Izabel Oliveira de Pacheco, Tatiana Peinado. 

“A conscientização dos pais é a principal importância dessa ação, porque tem muito transtorno aqui na frente do CMEI, principalmente quando os pais trazem as crianças com moto e tomam vagas de ônibus. Teve ocasiões que foi necessário chamar o SETRAN para que os agentes pudessem organizar a situação, porque os próprios pais não seguem as regras básicas. Eu acredito que é necessário a conscientização até para a segurança das crianças, que a gente vê, às vezes, que vêm sem cadeirinha, sem cinto ou em uma velocidade muito alta. Tudo isso é um perigo não somente para os alunos, mas para os pais e pedestres”, ressaltou o educador Gabriel Campos. 

O educador ainda contou que após a Campanha da SETRAN na instituição, o objetivo dos próximos dias é propor atividades em sala de aula para complementar a ação e conhecimento das turmas. 

“Eu conversei com outra educadora para a gente elaborar um projeto que envolve a questão do trânsito. Acredito que com isso,vamos atingir as famílias e solucionar os problemas”, finalizou Gabriel. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais