Secretaria de Educação realiza Avaliação de Desempenho de professores da rede municipal de ensino em Guarapuava

Colaboradores de todas as unidades escolares estão passando por um processo avaliativo

11/06/2024 15H08

Garantindo a valorização educacional e a progressão na carreira dos profissionais da educação guarapuavana, nesta terça-feira (11 de junho), a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início a aplicação da Avaliação de Desempenho aos diretores e pedagogos escolares. A iniciativa é um dos critérios estabelecidos pela Lei Complementar Municipal nº 050/2014. 

“A avaliação de desempenho não apenas contribui para o crescimento profissional dos educadores, mas também beneficia diretamente os alunos. Professores bem-avaliados tendem a oferecer um ensino de maior qualidade, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, o processo de avaliação promove uma cultura de excelência e compromisso com a educação dentro da comunidade escolar“, sublinhou a secretária de Educação, Rejane Corrêa da Luz.

A avaliação de desempenho é um dos critérios estipulados pela Lei Complementar Municipal nº 050/2014. A determinação estabelece as diretrizes para a progressão na carreira de professores, supervisores e orientadores educacionais, lotados no Município de Guarapuava.

Durante toda a semana, professores da rede municipal vão realizar um processo de avaliação de desempenho. O exame envolve a análise de diversos aspectos, incluindo qualidade do ensino ministrado, participação em atividades extracurriculares, atualização profissional, entre outros critérios estabelecidos pela legislação e pelas diretrizes educacionais municipais.

De acordo com o presidente da Comissão de Avaliação e Desempenho, Gerson Anschau Poleze, a avaliação de desempenho é uma peça-chave no cenário educacional, já que permite uma análise criteriosa das práticas pedagógicas, competências didáticas e contribuições para o ambiente escolar por parte dos educadores. Sendo uma ferramenta fundamental para garantir a qualidade do ensino oferecido aos alunos. 

“Apesar dos benefícios evidentes, a implementação de um sistema de avaliação de desempenho não está isenta de desafios. É fundamental garantir que o processo seja justo, transparente e eficaz, levando em consideração as particularidades de cada educador e contexto escolar. Além disso, é necessário oferecer apoio e recursos adequados para que os professores possam se desenvolver continuamente e atingir os padrões de excelência esperados”, afirmou Gerson. 

A Diretora da Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira, Rosane Fátima Passaglia, destacou a importância da iniciativa na busca por reconhecimento profissional. “A minha expectativa é de que a gente consiga atingir o objetivo, porque nós, enquanto equipe, nos dedicamos muito. E nada melhor do que a Secretaria de Educação nos avaliar, porque eles estão dia a dia conosco e nos dando o maior apoio possível dentro das condições existentes. Esperamos que o nosso trabalho seja reconhecido profissionalmente  perante a educação e a comunidade. A palavra avaliar é difícil mesmo. No entanto, são as nossas ações que desenvolvemos ao longo do tempo e estamos felizes por compartilhar isso. Eu acredito que nós estamos no caminho correto”, contou Rosane. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais