Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação recebe mulheres 60+ para visita técnica sobre educação digital

Atividade apresentou espaços, ferramentas e dinâmicas tecnológicas, aproximando s mulheres do ecossistema municipal de inovação

02/12/2025 10H10

Foto: Secom

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava recebeu, na tarde dessa segunda-feira (1º de dezembro de 2025), um grupo de mulheres 60+ para uma visita técnica voltada ao aprendizado e à aproximação com ferramentas tecnológicas. A atividade faz parte do Projeto de Inclusão Digital – Oficina Vida Online e Offline, promovido pela Coordenação da Usina do Conhecimento, com o objetivo de ampliar a linguagem digital e fortalecer a autonomia tecnológica da comunidade.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso à inovação e promover a inclusão digital para todas as gerações. Segundo a diretora do Departamento do Centro de Inovação, Jéssica Kiczevi, ações como esta atendem a uma orientação direta do prefeito Denilson Baitala.
“Hoje estamos cumprindo um dos pedidos do prefeito, que é promover integração, aproximando a inovação da comunidade e garantindo acesso à tecnologia para todos”, destacou.

Conhecendo de perto o ecossistema de inovação

A programação iniciou com um tour guiado pelos espaços da secretaria. As participantes conheceram o ambiente de coworking, voltado ao desenvolvimento de projetos, além das impressoras 3D e demais estruturas que compõem o ecossistema municipal de inovação. O objetivo foi apresentar, de forma acessível, como a tecnologia está presente no dia a dia e como pode contribuir para facilitar tarefas, gerar novas oportunidades e estimular a criatividade.

Após o tour, as visitantes participaram de uma dinâmica prática sobre inovação e tecnologia, conduzida pelo bolsista Rafael Roeslerotto. “Conseguimos introduzir um pouco da tecnologia ao pessoal da terceira idade. Tivemos uma atividade prática para que elas compreendessem algumas dinâmicas de montagem e inovação de forma leve e divertida”, explicou ele.

A professora responsável pelo Projeto de Inclusão Digital, Ana Paula de Oliveira, ressaltou a importância do encontro e a parceria com a secretaria.
“O projeto tem como base o ensino da linguagem digital e o uso de diversas ferramentas tecnológicas. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação nos proporcionou este espaço para trabalharmos a inclusão de diferentes formas, ampliando as possibilidades de aprendizado para o grupo”, afirmou.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação continuará promovendo iniciativas voltadas à inclusão, formação e participação da comunidade no universo tecnológico.

Deixe seu comentário:

Veja Mais