Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação cria Coworking público e abre pré-inscrição para uso do espaço em Guarapuava
Cadastro inicial permitirá mapear interessados e habilitar projetos para utilização do ambiente de inovação
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, cria o Coworking Público Municipal “Guarapuava Inova” e iniciou o processo de pré-inscrição para interessados em utilizar o espaço. A iniciativa foi oficializada pelo Decreto nº 13.259/2026 e integra a política municipal de incentivo à inovação.
A pré-inscrição tem como objetivo formar uma base de dados dos interessados e viabilizar a habilitação dos projetos para uso do coworking. Empresas, profissionais e iniciativas que se enquadram na proposta já podem se cadastrar e, após análise, serão orientados sobre as próximas etapas de utilização do espaço.
Instalado na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), o ambiente foi estruturado para atender empreendedores, startups, pesquisadores e profissionais que atuam com tecnologia e inovação. A proposta é oferecer um espaço compartilhado para o desenvolvimento de projetos com apoio institucional e infraestrutura adequada.
O coworking contará com 16 estações de trabalho individuais, espaços para equipes, sala de reuniões, estúdio para gravação de conteúdo, área para apresentações e internet. O uso será gratuito, mediante habilitação.
Como vai funcionar
O acesso ao espaço será feito por meio de processo contínuo de habilitação. Nesta primeira etapa, os interessados devem realizar uma pré-inscrição, informando dados básicos e a descrição da atividade ou projeto.
Após essa etapa, os projetos serão analisados por equipe técnica da Secretaria, com base em critérios como potencial inovador, alinhamento com o desenvolvimento do município e impacto econômico ou social.
Os projetos habilitados receberão orientações para utilização do espaço, incluindo o acesso ao sistema de reservas dos ambientes disponíveis.
Quem pode participar
Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam iniciativas de base tecnológica, criativa ou de impacto social. Entre os perfis estão microempreendedores individuais (MEIs), microempresas, empresas de pequeno porte, startups em diferentes fases, profissionais autônomos, trabalhadores em regime remoto, estudantes e pesquisadores.
O processo é contínuo e não possui caráter competitivo. Todos os projetos que atenderem aos critérios mínimos poderão ser habilitados, conforme a proposta do programa.
Uso e regras
O uso do espaço será formalizado por termo de adesão, com prazo determinado. Durante esse período, os participantes deverão utilizar o ambiente conforme o projeto apresentado e poderão ser acompanhados pela equipe técnica da Secretaria.
Também poderão ser previstas contrapartidas sociais, como a realização de palestras, mentorias ou workshops abertos à comunidade. Os direitos de propriedade intelectual dos projetos desenvolvidos no coworking permanecem com seus autores.
Com a criação do “Guarapuava Inova”, o município passa a contar com um ambiente público voltado ao desenvolvimento de projetos inovadores e à articulação do ecossistema local.
Interessados podem realizar a pré-inscrição diretamente com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ou por meio deste formulário online, AQUI. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (42) 3142-1881.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
DEIXAR EM DIASanepar prorroga até 12 de junho adesão ao programa de negociação de débitos
O programa “Água em Dia +” oferta retirada da multa por atraso, entrada reduzida e parcelamentos que variam de acordo com o perfil do cliente
11/05/2026 14h10 -
INVESTIMENTOSNovo PAC autoriza mais 32 obras para 28 cidades do Paraná
Confira na matéria a relação de investimentos liberados
11/05/2026 13h23 -
RECONHECIMENTOLei reconhece atividade circense como expressão da cultura popular
Diário Oficial da União publica a medida nesta segunda-feira (11)
11/05/2026 12h36 -
TERROR!TORTURA NO INDUSTRIAL: jovens são agredidos com foice, amarrados de cabeça para baixo e submetidos a choques em Guarapuava
PM agre rápido e prende 3 homens foram detidos por suspeita de envolvimento em uma sessão de tortura, cárcere privado e roubo
11/05/2026 12h02 -
TECNOLOGIATurvo e Pinhalão recebem atividades gratuitas da Carreta da Inovação
Em Turvo, as atividades irão acontecer na Avenida Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Parque Ambiental Turvo
11/05/2026 11h23 -
PUXE O CASACO!Temperatura chega a -2,4 ºC nesta segunda (11) no distrito de Entre Rios, em Guarapuava; sensação térmica chegou a -4,7ºC
Com massa de ar polar, Paraná tem primeiras temperaturas negativas e recorde de frio no ano
11/05/2026 10h50


