Secretaria de Agricultura discute pavimentação com moradores do distrito do Guairacá, em Guarapuava

Moradores receberam informações sobre o planejamento do asfalto da Estrada Rural do Salto São Francisco

25/10/2025 09H10

Foto: Secom

Na tarde dessa sexta-feira (24 de outubro de 2025), no distrito do Guairacá, foi realizada uma audiência pública que reuniu moradores da localidade rural, agricultores, representantes da secretaria de agricultura , de obras, da Câmara de vereadores e do Instituto Água e Terra (IAT). Durante a reunião , foram apresentadas as estratégias para possibilitar a pavimentação da estrada que liga a área urbana de Guarapuava ao Salto São Francisco, um dos principais pontos turísticos da região. O secretário municipal de Agricultura, Celso Fernando Dias Doliveira, explicou para a população local como estão sendo feitos os trâmites para a realização da obra.” Foi apresentado todo o projeto dessa pavimentação e para obter a anuência dos moradores da região que devem estar de acordo com este projeto e com os diversos órgãos fizemos um esclarecimento de como essa obra vai funcionar”.

A pavimentação será feita partindo do distrito do Guairacá passando pelo Parque Estadual São Francisco até a divisa com Prudentópolis. A secretária municipal de Obras, Tatiane Nezi, explica como será essa asfalto.”Este é um projeto que contempla quase 17 quilômetros de asfalto em concreto, as vias com largura de 6 metros, terá abertura para o escoamento de água dentro dessa área, para a proteção da própria estrada”.

João Cavalheiro tem 82 anos e nasceu no Distrito do Guairacá, ele esteve presente na audiência pública e ficou muito feliz com a novidade. ” Com essa estrada, vai ter um desenvolvimento muito grande para a região. Antigamente o que a gente mais queria era ter uma estrada boa, porque na época quando eu tinha meus 15 anos, para ir para Guarapuava, tinha que ser a cavalo ou carroça. Hoje, graças a Deus, o desenvolvimento chegou e podemos dizer que estamos felizes porque temos estrada e vai ter uma estrada melhor ainda, isto para nós é muito bom. Pode ser que amanhã ou depois, a gente não esteja mais aqui mas as novas gerações vão ter este benefício da prefeitura e do Estado que estão ajudando muito”.

O investimento em pavimentação, deve facilitar com que pessoas vindas da região e até de outros estados ou países, possam conhecer o Parque São Francisco e outros atrativos turísticos locais,além de fomentar o investimento de moradores em negócios para receber os turistas, trazendo o desenvolvimento econômico local, como explica a secretária Tatiane Nezi. “Todo mundo conhece esse Salto São Francisco pelo nome ou já viu na rede social alguma coisa sobre. É incrível estar no parque, eu tive o prazer de fazer recentemente uma trilha com o nosso engenheiro lá da secretaria onde ele foi explicando cada coisa que tem por lá, e enriquecedor, eu acredito que isso vai movimentar tanto a economia local e do próprio município, porque nós vamos atrair com toda certeza um número muito maior de turistas com essa facilidade da movimentação”.

O secretário Celso, explica que a obra será realizada em etapas e a primeira delas é o estudo da área.” A parte civil do projeto está sendo elaborada em Curitiba pelo Instituto Ruas, mas já tem toda a questão do levantamento topográfico, dos ensaios que são necessários para a sondagem do terreno em toda a sua extensão já foi feita, essa fase já foi aprovada no conselho municipal de desenvolvimento rural, são vários documentos que compõem o processo, nós estamos praticamente na fase final da elaboração do projeto como um todo para poder viabilizar a assinatura do convênio e a garantia dos recursos pra fazer a obra”.

O projeto para a construção da Estrada Rural do Salto São Francisco, faz parte de um alinhamento entre o Governo Municipal do prefeito Denilson Baitala e o governo Estadual de Ratinho Junior.” O recurso é do governo do Estado do Paraná que vai ser repassado à prefeitura que vai fazer a contração da empreiteira e a gestão da obra. Estima-se um investimento em torno de 27 milhões de reais que deve ser aprovado ainda esse ano através da assinatura do convênio e do contrato entre o governo do Estado e o município.

Deixe seu comentário:

Veja Mais