Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes do Paraná
A doação pode ser realizada até 31 de maio
A doação de pessoas e empresas paranaenses de parte do Imposto de Renda devido pode beneficiar os projetos de organizações sociais que atendem crianças e adolescentes do Estado. As iniciativas têm de ser aprovadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente (Cedca). A doação pode ser realizada até 31 de maio, quando se encerra o prazo para as declarações do IR.
Em 2022, foram liberados por esta modalidade R$ 22,58 milhões para projetos de instituições que atendem crianças e adolescentes.
“Pude conhecer muitos dos projetos que receberam recurso no ano passado e perceber a alegria das crianças em estarem ali, bem cuidadas, realizando suas atividades em um ambiente preparado para elas”, ressaltou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.
As doações são feitas ao Fundo para Infância e Adolescência. Na modalidade de doação via declaração do imposto de renda, a pessoa física poderá deduzir até 3% do imposto devido diretamente em sua Declaração, com prazo até dia 31 de maio. Pessoa jurídica pode doar 1%. Todos os projetos são submetidos a análise do CEDCA e também podem ser acompanhados pela sociedade, já que toda a documentação é disponibilizada no site do Conselho.
Todas as ações são focadas na garantia dos direitos da criança, do adolescente. Podem se habilitar à captação as organizações da sociedade civil e órgãos da administração pública direta e indireta que tenham atuação ou projetos voltados a este público. As propostas têm que efetivar os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Pelo período de dois anos, contando a partir da data de inclusão, as propostas ficarão aptas à captação dos recursos, podendo ser prorrogada uma única vez e por igual prazo.
“A doação é muito significativa porque é uma forma de colaborar com ações que vão favorecer o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de iniciativas que, muitas vezes, ficam perto de casa. Além doação também libera recursos públicos para outras ações”, complementou a coordenadora da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliana Sabbag.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
INVESTIMENTOSCelso Góes assina ordem de serviço autorizando reformas em duas Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava
Desta vez, as UBS’s do Bairro Xarquinho serão contempladas
28/03/2023 18h45 -
MAIS UMA LOJAAtacadão compra Maxxi e inaugura segunda loja em Guarapuava nesta terça (28)
A maior rede atacadista em número de lojas e com abrangência nacional amplia sua capilaridade no estado do Paraná
28/03/2023 17h24 -
INVESTIMENTOS Prefeitura de Guarapuava segue cronograma de obras do Programa “Asfalto na Porta de Casa” em diferentes pontos da cidade
Por meio da SURG, as obras consistem, além do asfalto novo, também em recape e drenagem
28/03/2023 17h00 -
OLHO NO PRAZOÚltimos dias para se inscrever no concurso de redação do Rotary Club de Guarapuava; prazo encerra sexta (31)
Com o tema Empoderamento de Meninas, podem participar estudantes dos níveis fundamental, médio e superior
28/03/2023 16h15 -
NO BOLSOSindusfarma projeta aumento de até 5,6% no preço dos medicamentos
Aumento vai atingir cerca de 10 mil produtos disponíveis no mercado
28/03/2023 15h24 -
PREVENÇÃO Campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta terça (28) em Guarapuava
Neste momento, 7 unidades de saúde estão realizando a vacinação
28/03/2023 14h50