"Roda sobre Rodas": Caboclo Tingui encerra turnê em Pinhão e Irati
Grupo musical fará últimas apresentações gratuitas no centro-sul do Paraná neste final de semana

O Grupo Caboclo Tingui se prepara para encerrar, neste final de semana, a bem-sucedida turnê "Roda sobre Rodas" nas cidades de Pinhão, no dia 8, e Irati, no dia 9 de novembro. A turnê, que tem levado a rica cultura musical cabocla do Paraná para diversas comunidades em uma kombi, foi um sucesso de público nas apresentações realizadas em Pitanga e Guarapuava.
“A primeira etapa da turnê foi um sucesso. Nossa proposta de apresentar o projeto, um repertório musical, pela primeira vez, superou as expectativas. As pessoas se conectaram com as raízes da música paranaense. Em Guarapuava, uma senhora ficou muito emocionada com as músicas que trouxeram memórias de uma vida inteira. Ela fez questão de subir no palco, abraçar e agradecer”, conta Luiz Borges, músico, pesquisador e idealizador do projeto.
Em Pitanga, crianças de escolas públicas participaram da apresentação, no Ginásio Municipal. “As crianças saíram dançando, o que é muito diferente do que acontece na capital. A música faz parte da vida e elas se reconhecem facilmente dentro dessa cultura”, afirma o músico.
O "Roda sobre Rodas" é um projeto que visa a valorização da identidade cabocla e das tradições musicais do interior do Paraná. O repertório do grupo é uma celebração da cultura paranaense, com modas de viola, fandangos, músicas folclóricas, caipiras e gauchescas, além de composições próprias. O objetivo é manter viva a memória dos pinheirais, do modo de vida campeiro e dos faxinais.
Valorização da cultura paranaense
Munidos de instrumentos tradicionais como violão, gaita, acordeon, viola, guitarra e percussão, os músicos buscam promover um intercâmbio cultural, fortalecendo os laços de identidade com o público local. Em cada apresentação, o grupo se junta a músicos da região, reforçando a conexão com as raízes.
“A música cabocla é a arte de um povo que nasceu da mistura de colonos, escravos e indígenas nas antigas florestas de araucária, antes da chegada em massa dos imigrantes europeus. Mesmo sendo muito importante para grande parte da população, especialmente no sul do estado, essa cultura musical nem sempre recebe o destaque que deveria. O objetivo do nosso projeto é valorizar os povos do campo do Paraná e dar à eles o protagonismo das verdadeiras raízes da cultura do estado”, ressalta Luiz Borges.
Apresentações Caboclo Tingui
Datas e locais:
- Pinhão
08/11 (sábado)
9h - Feira Livre de Pinhão
11h - Lar São Francisco - Evento fechado
Convidado: Eloir Bastos
- Irati
09/11 (domingo)
9h - Parque Aquático
16h - Céu das Artes - Evento fechado
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Guarapuava promove Dia D de conscientização das campanhas Novembro Azul e Novembro Vermelho
Ação reuniu profissionais e estudantes da área da saúde na Rua XV de Novembro para promover cuidados preventivos e orientações à população
10/11/2025 17h00 -
RECONSTRUÇÃOParaná anuncia isenção da tarifa de água para moradores de Rio Bonito do Iguaçu
Os moradores de Rio Bonito do Iguaçu irão pagar apenas o valor simbólico de R$ 1 nas contas de água dos próximos três meses
10/11/2025 16h03 -
CULTURA Primeira edição do Festival Curucaca celebra a força do cinema independente do Paraná
Noite de gala revelou os vencedores de 17 categorias e destacou a força da produção audiovisual paranaense
10/11/2025 15h37 -
RECONSTRUÇÃOParaná anuncia a construção emergencial de 320 casas em Rio Bonito do Iguaçu
A expectativa é que os trabalhos comecem ainda nesta semana
10/11/2025 15h12 -
RECONSTRUÇÃO Prefeitura de Guarapuava mobiliza força-tarefa e envia ajuda humanitária a vítimas do tornado no assentamento Nova Geração e Rio Bonito do Iguaçu
Cidade se torna centro de operações e coordena envio de doações e equipes aos locais atingidos
10/11/2025 14h50 -
RECONSTRUÇÃOParaná coloca presos de Guarapuava e Laranjeiras do Sul para reconstruir escolas e Apae de Rio Bonito do Iguaçu
Os detentos são oriundos de Guarapuava — quatro da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e dez da Penitenciária Estadual de Guarapuava — e estão inseridos no programa Mãos Amigas
10/11/2025 14h18


