Retiro quaresmal com o bispo reúne mais de mil fiéis do Decanato Centro em Guarapuava
A programação dos retiros continua no próximo domingo, 22 de março, quando será a vez das paróquias do Decanato Pitanga

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera, em Guarapuava, acolheu neste domingo (15 de março de 2026), o Retiro Quaresmal com o bispo destinado às paróquias do Decanato Centro da Diocese de Guarapuava. O encontro aconteceu das 9h às 16h e reuniu mais de mil fiéis, vindos de diferentes comunidades, para um dia de espiritualidade e aprofundamento da fé.
O retiro seguiu a proposta preparada pela Diocese para este tempo da Quaresma, com momentos de oração, animação e formação. Durante o dia, o bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva conduziu duas catequeses — uma no período da manhã e outra à tarde — ambas com temática mariana: “Com Maria no Ano Jubilar da Diocese de Guarapuava”. A programação também incluiu dinâmicas, leitura orante da palavra, adoração ao Santíssimo Sacramento e foi concluída com a celebração da Santa Missa.
Durante o retiro, cada paróquia do Decanato Centro também recebeu uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese de Guarapuava. O gesto faz parte dos sinais da caminhada pastoral neste Ano Jubilar dos 60 anos da diocese, recordando a presença de Maria na história da Igreja particular. Nos anos anteriores, outros símbolos marcaram esse percurso: em 2024, a vela, recordando a luz da fé, e em 2025, a cruz jubilar, agora dando continuidade com a capelinha mariana que peregrinará pelas comunidades.
Os encontros quaresmais com o bispo vêm sendo realizados em diferentes regiões da diocese, reunindo os fiéis por decanato e fortalecendo a comunhão entre as paróquias. Os dois primeiros retiros deste ano também tiveram expressiva participação. O primeiro encontro, realizado no Passo da Reserva, em Reserva do Iguaçu, reuniu cerca de 800 fiéis das paróquias do Decanato Pinhão. Já o segundo retiro, ocorrido em Cantagalo, contou com aproximadamente 750 participantes do Decanato Laranjeiras.
A iniciativa integra a programação pastoral da Diocese de Guarapuava para o período quaresmal e busca oferecer aos fiéis um tempo de reflexão, oração e preparação para a celebração da Páscoa.
A programação dos retiros continua no próximo domingo, 22 de março, quando será a vez das paróquias do Decanato Pitanga participarem do encontro com o bispo, que acontecerá no município de Santa Maria do Oeste.
(Com Jorge Teles)
Veja Mais
-
PRESTANDO CONTASTransparência em foco: Abrasel Centro-Sul fecha 2025 no azul e moderniza estatuto
Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi realizada nesta terça (5)
05/05/2026 18h48 -
OLHO NA LOMBADASecretaria de Mobilidade realiza aferição de lombadas eletrônicas até quinta (7) em Guarapuava
Equipamentos passarão por verificação técnica para garantir precisão e segurança no trânsito
05/05/2026 18h33 -
OLHO NA ESTRADA!ALERTA! Devido a obras no pavimento, Serra da Esperança terá trânsito lento nesta quarta (6)
Tráfego será organizado em sistema Pare e Siga, com a utilização de desvios pontuais, quando possível
05/05/2026 17h00 -
PREVENÇÃOSecretaria de Saúde apoia ação de vacinação contra gripe para trabalhadores do transporte em Guarapuava
Ação integrada promove cuidados com a saúde e reforça a segurança no trânsito
05/05/2026 16h43 -
MUDANÇACilla Tech Park realiza cerimônia de transição de presidência e marca novo ciclo institucional
Após três anos à frente da presidência, somando frutos para o parque, Vilso Dubena transmitiu oficialmente o cargo ao professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara
05/05/2026 16h10 -
INVESTIMENTOSArtagão Júnior intermedeia reunião entre prefeito Konjunski e o chefe da Casa Civil Ortega para tratar de investimentos em Cantagalo
De acordo com o deputado Artagão Júnior, a reunião buscou agilizar trâmites e garantir o avanço das propostas
05/05/2026 15h45



