Residência em Medicina de Família e Comunidade apresenta trabalhos com foco na qualificação da Atenção Primária em Guarapuava
Projetos desenvolvidos pelos residentes propõem soluções aplicáveis às demandas identificadas nas unidades de saúde do município
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa quinta-feira (20 de fevereirode 2026) a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade.
A atividade marcou uma etapa importante na formação dos médicos residentes do segundo ano (R2), que concluirão o programa em 2026. Os trabalhos apresentados abordaram temas diretamente relacionados às demandas identificadas na rotina das unidades de saúde do município, com propostas aplicáveis à realidade da Atenção Primária.
A coordenadora do programa, Karoline Kramer Ribas, destacou que a apresentação simboliza mais do que a conclusão de uma exigência acadêmica. “Esse momento representa o resultado de dois anos de dedicação, estudo e prática. Os residentes demonstram como a ciência pode ser aplicada no cuidado diário à nossa comunidade, fortalecendo a qualidade da assistência prestada à população”, afirmou.
De acordo com a coordenadora, todos os projetos desenvolvidos precisam, obrigatoriamente, ter aplicabilidade prática na rede municipal de saúde. Entre os temas apresentados estiveram o cuidado com feridas na Atenção Primária, a elaboração de plano de parto e o uso do agulhamento a seco na abordagem da dor miofascial.
A médica residente, Estela Maus, apresentou estudo sobre o agulhamento a seco como estratégia para o manejo de dores musculares crônicas na Atenção Primária. A técnica consiste na desativação de pontos de tensão muscular, conhecidos como pontos gatilho, que podem causar dor localizada ou irradiada. “Na rotina das unidades de saúde, é comum atendermos pacientes com dores crônicas, como dores lombares, cervicais e cefaleias tensionais. O agulhamento a seco pode contribuir para reduzir a dor, melhorar a funcionalidade e ampliar a qualidade de vida desses pacientes”, explicou.
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade tem duração de 24 meses, com carga horária de 2.880 horas anuais. Durante esse período, os médicos atuam diretamente nas unidades de saúde do município, fortalecendo a Atenção Primária e contribuindo para a qualificação contínua dos serviços ofertados à população.
A cerimônia de formatura dos residentes está marcada para o dia 27 de fevereiro. O programa integra as estratégias do município para consolidar a formação de profissionais especializados e ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
TECNOLOGIASecretaria de Ciência e Tecnologia debate diretrizes para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em Guarapuava
Reunião reforçou a construção participativa de políticas públicas para incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação no município
09/06/2026 17h00 -
INVSTIMENTOSRatinho Junior confirma quase R$ 890 milhões para obras e investimentos em Turvo e mais 11 municípios
Em Turvo, os recursos somam R$ 29 milhões
09/06/2026 16h10 -
TRAMITANDOAdolescentes em conflito com a lei poderão ser internados por 10 anos
Proposta está em análise no Senado
09/06/2026 15h07 -
OLHO NO DESCONTO!Prazo para pagar IPTU 2026 com desconto termina nesta quarta (10) em Guarapuava
Após a data do dia 10 de junho o pagamento pode ser parcelado mas sem o desconto
09/06/2026 14h50 -
DE OLHOAnvisa determina recolhimento de fórmula infantil da Essentia Pharma
Produto não possui regularização sanitária e pode induzir o consumidor ao erro
09/06/2026 14h10 -
BOM MOTORISTANova lei permite renovação automática da CNH para motoristas sem infrações nos últimos 12 meses
A norma mantém a obrigatoriedade dos exames médicos, mas estabelece um teto nacional de preços
09/06/2026 13h23



