Região de Guarapuava registrou 3.224 admissões no mês de dezembro, segundo Caged
Em todo o país, foram registradas 81.412 contratações temporárias no período; 5.391 no Paraná
O mercado de trabalho na região de Guarapuava registrou 3.224 admissões em dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De acordo com o levantamento, durante esse período, foram 3.793 desligamentos.
O levantamento revela que 1.845 homens e 1.379 mulheres foram contratados no período analisado. Entre os novos contratados, 58,53% possuíam ensino médio completo e a faixa etária com maior participação nas contratações foi a de 18 a 24 anos, representando 30,96% dos admitidos.
O setor do comércio foi o que mais gerou oportunidades no período, com 1.114 admissões, o equivalente a 35,48% do total. O desempenho reflete o impacto das contratações sazonais de fim de ano, comuns no segmento.
Entre as cidades que mais contrataram, Guarapuava liderou com 1.857 admissões, seguida por Palmeirinha, com 235, e Prudentópolis, com 212. As cidades que lideraram no número de desligamentos: com 2.005 demissões, Palmeirinha e Prudentópolis que registraram, respectivamente, 356 e 307 desligamentos.
TEMPORÁRIO CRESCEU EM 2024
Segundo os dados do CAGED, apenas no mês de dezembro foram registradas 81.412 contratações temporárias em todo o Brasil. O setor de serviços foi o grande destaque, sendo responsável por 80.673 admissões, principalmente nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
O Paraná, em dezembro, registrou 5.391 contratações temporárias. “Os dados mostram que o modelo segue como uma alternativa estratégica para empresas que precisam reforçar suas equipes sem comprometer sua estrutura permanente. O trabalho temporário continua a se consolidar como uma ferramenta essencial para o dinamismo do mercado de trabalho brasileiro, garantindo flexibilidade para empresas e oportunidades para trabalhadores em busca de recolocação ou experiência profissional”, explica Jefer Caldas, gerente da Employer Recursos Humanos em Guarapuava.
De janeiro a dezembro de 2024, foram registrados um total de 2,4 milhões de contratos firmados na modalidade, de acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). Esse número representa um crescimento de 7,13% em relação a 2023, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por inflação elevada, juros altos e a volatilidade do dólar.
MUNICÍPIOS
A região inclui os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo
DIREITOS
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM QUADRA Guarapuava recebe Copa Paraná de Vôlei Feminino neste final de semana
Competição inicia nesta sexta-feira (21)
21/03/2025 17h00 -
ORGULHO Escola bilíngue de Guarapuava comemora seu primeiro ano com evento especial
A celebração contou com homenagens e apresentações
21/03/2025 16h10 -
EM OBRASDuplicação da PRC-466 em Guarapuava avança com nova ponte e pista de concreto
Obra na PRC-466 está em andamento entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros
21/03/2025 15h24 -
21 DE MARÇOEscola municipal Dom Bosco de Guarapuava Celebra o Dia da Síndrome de Down com ênfase na Inclusão e Amor
Garantir que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento é uma prioridade da gestão do prefeito Baitala
21/03/2025 14h50 -
MUDANÇARatinho Junior anuncia Leonaldo Paranhos, Rafael Greca e Ulisses Maia como secretários
Os nomes serão oficializados no Diário Oficial nos próximos dias
21/03/2025 14h10 -
FALTOU ÁGUASanepar suspende cobrança de fatura por um mês em Ponta Grossa
As medidas foram autorizadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e definidas em reunião da Diretoria da Sanepar com parlamentares da base
21/03/2025 13h23