Recital "Da Semente ao Canto" leva emoção e conscientização a Guarapuava

Público acompanhou a interpretação de um sonho, enquanto o repertório de músicas clamava por um mundo melhor

20/06/2024 16H08

Emocionando centenas de pessoas no Teatro Municipal Marina Karam Primak, nessa quarta-feira (19 de junho), a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) realizou o recital “Da Semente ao Canto”. O Coral Municipal Maestro Silvino Antônio Turco levou o público a uma jornada que evidencia o poder da arte para semear esperança e construir um futuro mais sustentável.

O recital reuniu cantores de diversas idades. Além dos integrantes do Coral Municipal, os alunos das oficinas “Aprendiz de Coral” e “Coral Adulto” marcaram presença no espetáculo.

“A Secretaria de Cultura é jovem, mas desde o ano passado a nossa proporção musical cresceu 52%. A ideia é aumentar essas sementes, para que cada vez a gente tenha mais arte e mais cultura de graça para as pessoas. O Recital é um fruto de trabalho, não só da nossa equipe, mas dos nossos alunos e das nossas famílias. A gente sempre fala que quando uma criança participa de uma programação, é porque tem uma família que está fazendo com que isso seja possível, que está dando o direito de levar e buscar antes do almoço, de apoiar nos ensaios e apresentações. Portanto, esse trabalho também é dos pais. Acima de tudo, hoje, pensamos que o meio ambiente é o nosso futuro”, sublinhou o secretário de Cultura, Cristhian Lucas.

Para celebrar o mês do meio ambiente, em junho, a Secretaria de Cultura contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG). Ao longo do mês, foram realizadas visitas a espaços naturais e ações paralelas para conscientizar e educar os integrantes do Coral. Na ocasião desta quarta-feira, a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maristela Procidonio Ferreira, representou o secretário da pasta, Vinicius Kaminski Milazzo.

“Nós éramos considerados geração do futuro. E o que fizemos? Estamos arcando com as consequências. Não podemos jogar a responsabilidade para nossos filhos e deixar que as crianças sejam responsáveis pela mudança. Nós temos que auxiliar os nossos filhos na escola e acompanhar as diversidades de atividades que são realizadas. Nós, com a Secretaria de Meio Ambiente, desenvolvemos várias ações e projetos. O foco principal é a disseminação e o formato de ações educativas voltadas à mudança de comportamento, tanto na educação ambiental, quanto na educação formal que envolve as escolas, desde o ensino infantil, até a universidade. Acima de tudo, nós buscamos deixar esse mundo para nossos netos, bisnetos, e as outras gerações que estão por vir“, ressaltou Maristela.

A coordenadora da corporação musical, Tatiana de Paula, destacou a importância de pensar no futuro. “Falar em meio ambiente para nós, é lindo. Somos a geração do futuro. E os nossos coralistas são a geração que vai fazer melhor do que nós fazemos. E para nós, da cultura, falar em meio ambiente é uma honra, porque a arte é uma honra. Em todos os cantos. A arte é como respirar. Eu digo que quando vim para a Secretaria de Cultura, eu não me considerava uma artista. Hoje eu digo que a arte corre em todas as minhas veias. E nós, do Coral Municipal, temos a honra hoje de fazer esse recital pensando no meio ambiente e no nosso futuro”, declarou Tatiana.

Conforme o maestro do Coral Municipal, Fernando Antônio Pinto, a proposta da apresentação é lembrar que ainda é possível reverter os danos causados ao meio ambiente. “Esse recital era para ter ocorrido no ano passado, e ele acabou não sendo realizado. Nós não tínhamos o nome ainda, e sempre fazíamos reunião com os coralistas, e essa ideia ‘Da Semente ao Canto’ veio de dois coralistas, que deram essa ideia. A Débora (Santos Oliveira) veio com essa história maravilhosa, que a mãe está lendo para a filha, e essa indagação que a filha tem, sobre tudo, sobre a vida, sobre o que será que vai dar certo no mundo. Este é um recital para trazer às pessoas a esperança de que ainda nós podemos ter um mundo melhor”, refletiu Fernando.

O público se emocionou com a interpretação de um sonho, onde mãe e filha leem um livro e creem na esperança de um mundo melhor. O repertório incluiu uma seleção de diversas músicas como “Ciclo sem fim”, “De toda cor” e “O sal da terra”.

“Neste mês de julho, por causa da semana do meio ambiente, trouxemos um recital conscientizando não só sobre o meio ambiente, mas, sobretudo, conscientizando sobre as coisas que nos preocupam de verdade, coisas que podemos mudar no nosso mundo. Esta reflexão veio para dentro do Coral, com músicas para mudar o mundo e que nos motivam a ser pessoas melhores”, destacou a instrutora do Coral Municipal, Gabriely Almeida.

Nas duas sessões, o Recital reuniu centenas de espectadores. Entre eles, Tainã Maria Correa, mãe de uma das pequenas coralistas. “Ver minha filha foi incrível porque é gratificante. A gente não tem noção antes de ver, mas tudo é muito bonito. Os pequenos e os adultos, todos eles cantam com a alma e é muito lindo. Foi muito grande a emoção de ter assistido, a emoção de estar dentro, eles se envolvendo, se entregando. É gratificante ver os filhos no caminho do bem, no caminho da cultura. E ainda mais, abordando um tema tão importante como o meio ambiente, como sustentabilidade e esperança. Então foi uma noite muito emocionante e gratificante, não só para os nossos filhos mas para nós”, contou Tainã.

Para a coralista, Ana Luiza Gomes, o evento proporcionou uma experiência única. “A preparação e os ensaios duraram mais de dois meses. Neste tempo, estudamos muito para o recital. Hoje foi um dia muito especial. Terminamos a primeira sessão e foi uma apresentação muito boa. Conseguimos fazer tudo o que havíamos ensaiado”, finalizou Ana Luiza.

A entrada do evento foi solidária e visou arrecadar alimentos que serão destinados à Defesa Civil do Município.

Confira mais fotos do evento AQUI:

Deixe seu comentário:

Veja Mais