Ratinho Junior decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado
O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou ( Decreto 11.838/2025 ) neste sábado (8 de novembro de 2025), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O governador está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.
“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”, afirmou o governador.
“Agora estamos aqui para fazer o levantamento local da infraestrutura atingida. Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, completou Ratinho Junior.
O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região. Ele permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.
A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.
MOBILIZAÇÃO
Desde a noite de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender a população. O Governo do Estado também enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de várias regiões do Paraná.
FUNDO ESTADUAL
O Paraná conta com um Fundo Estadual de Calamidade Pública, administrado pela Defesa Civil, que é utilizado exclusivamente em situações de emergência e desastres naturais. O fundo financia ações como reconstrução de infraestrutura, aquisição de materiais de assistência humanitária, abrigo temporário e recuperação de equipamentos públicos.
Nesta semana, o Governo do Estado destinou R$ 50 milhões ao fundo para o atendimento a municípios atingidos pelas chuvas que afetaram o Paraná na semana anterior, reforçando a capacidade de resposta a eventos extremos. Os recursos também visam ampliar o apoio aos municípios que enfrentam situações de emergência, permitindo que o atendimento chegue de forma mais rápida e eficiente.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONDENADOSTribunal do Júri de Irati condena três pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná por cinco mortes ocorridas em 2022
Os agora condenados, que já estavam detidos, deixaram o Júri presos, para o início do cumprimento das sentenças
08/11/2025 17h00 -
AGILIDADEAssembleia Legislativa promove sessão extraordinária neste domingo (9) para agilizar repasse de recursos às famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Reunião remota irá votar estado de calamidade e alteração no fundo de catástrofe para desburocratizar atendimento ao município
08/11/2025 16h10 -
TECNOLOGIAParceria interdisciplinar da Unicentro usa tecnologia para criar modelo didático de coração de cachorro
Um modelo didático de ausculta cardíaca poderia substituir o uso de animais vivos nas aulas práticas da graduação
08/11/2025 15h23 -
RECONSTRUÇÃOEm Rio Bonito do Iguaçu, Ratinho Junior anuncia força-tarefa para reconstrução das casas
Equipes da Cohapar e do CREA vão ajudar a mapear a situação das casas
08/11/2025 14h50 -
EM ALERTAEnergisa mapeia locais de provas do Enem para agilizar atendimentos em situações inesperadas
Equipes estão de prontidão para atendimento rápido, caso necessário
08/11/2025 14h10 -
NO ACELERADORGuarapuava recebe 1ª edição do Aircooled Speed Magic neste fim de semana
Com categorias por tempo, evento vai movimentar a Speed Magic Park com veículos a ar e motores AP
08/11/2025 13h23



