Ranking aponta Aliel como destaque na defesa da Educação
Levantamento analisou ações dos parlamentares na área do Ensino superior e Ciência e Tecnologia; Aliel está entre os 10 mais bem avaliados

Um levantamento técnico divulgado esta semana pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) apontou os deputados federais mais comprometidos com o Ensino superior e Ciência e Tecnologia. O deputado federal paranaense Aliel Machado (PSB) está entre os dez mais bem avaliados do ranking. Aliel é o sexto colocado entre 427 parlamentares.
De acordo com o Observatório, que faz parte do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), no momento em que a crise aguda na área da saúde e da gestão pública causada pela pandemia do COVID-19 reafirma a importância do investimento em ciência e tecnologia, é de suma importância entender o comportamento da Câmara em relação a tais assuntos.
O resultado é mais um ranking temático dos parlamentares. Entre os projetos mais importantes analisados estão os referentes à criação de novas universidades federais, aquele que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o da reforma do FIES.
Para Aliel, figurar entre os melhores colocados no ranking, só reforça a luta em defesa da Educação. "Estamos desde o primeiro ano de mandato na Comissão de Educação, debatendo e propondo avanços para a área. Desde a juventude, quando participamos da elaboração do Plano Nacional de Educação, atuamos ativamente dos debates. E na Câmara, continuamos a defender a Educação, os professores e o ensino público de qualidade para todos", reforçou ele.
O estudo, segundo o OLB, avaliou como ações positivas as que favoreceram maior investimento público no setor, institucionalização de mecanismos regulatórios e desburocratização da agenda científica. A definição dos critérios e as análises realizadas foram acompanhadas pela Associação Brasileira de Ciência Política, em uma colaboração diante dos desafios atuais para o Ensino Superior e a Ciência e Tecnologia do país.
O levantamento, de acordo com o Observatório, baseia-se na computação de um conjunto de atividades legislativas (pareceres, emendas, discursos e votos), a partir da qual se produz um indicador que expressa tanto o engajamento de cada deputado e deputada no processo legislativo, quanto a valência de sua atuação – ou seja, ela é favorável ou contrária nos temas analisados. Esse indicador é então reescalonado na forma de uma nota que varia de -10 a +10. Quanto mais ele participar de forma ativa na tramitação das proposições, mais próxima será sua nota dos dois extremos, 10 (em caso de atuação favorável) ou -10 (em caso de atuação desfavorável).
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OLHO NO PRAZOÚLTIMOS DIAS: Teatro Municipal de Guarapuava está com agenda de 2026 aberta: VEJA COMO SE APRESENTAR LÁ!
Inscrições seguem abertas e encerram em 31 de janeiro; artistas correm contra o tempo
04/01/2026 17h00 -
OPORTUNIDADESOficinas e canteiros de trabalho favorecem reintegração de pessoas custodiadas no Paraná
Objetivo é garantir ocupação, qualificação e dignidade às pessoas privadas de liberdade
04/01/2026 15h33 -
VOLTA AO ATENDIMENTOUrgência Municipal Primavera retoma atendimento à população nesta segunda (5)
Unidade permaneceu fechada para a realização de obras
04/01/2026 14h50 -
SAÚDEE depois da descarga? Como o descarte incorreto pode fazer o esgoto invadir sua casa
Sanepar alerta que lixo, óleo de cozinha e água de chuva não devem ir para a rede de esgoto
04/01/2026 14h03 -
ALERTACerca de 300 mil idosos brasileiros têm algum grau de TEA, diz estudo
Pesquisadora relata que diagnóstico tardio costuma vir com alívio
04/01/2026 12h56 -
TRÂNSITOColisão entre dois carros deixa 2 mortos e 2 feridos neste domingo (4) na BR 277, em Prudentópolis
Corpos das vítimas fatais foram recolhidos ao IML de Guarapuava
04/01/2026 11h54



