Ranking aponta Aliel como destaque na defesa da Educação
Levantamento analisou ações dos parlamentares na área do Ensino superior e Ciência e Tecnologia; Aliel está entre os 10 mais bem avaliados

Um levantamento técnico divulgado esta semana pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) apontou os deputados federais mais comprometidos com o Ensino superior e Ciência e Tecnologia. O deputado federal paranaense Aliel Machado (PSB) está entre os dez mais bem avaliados do ranking. Aliel é o sexto colocado entre 427 parlamentares.
De acordo com o Observatório, que faz parte do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), no momento em que a crise aguda na área da saúde e da gestão pública causada pela pandemia do COVID-19 reafirma a importância do investimento em ciência e tecnologia, é de suma importância entender o comportamento da Câmara em relação a tais assuntos.
O resultado é mais um ranking temático dos parlamentares. Entre os projetos mais importantes analisados estão os referentes à criação de novas universidades federais, aquele que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o da reforma do FIES.
Para Aliel, figurar entre os melhores colocados no ranking, só reforça a luta em defesa da Educação. "Estamos desde o primeiro ano de mandato na Comissão de Educação, debatendo e propondo avanços para a área. Desde a juventude, quando participamos da elaboração do Plano Nacional de Educação, atuamos ativamente dos debates. E na Câmara, continuamos a defender a Educação, os professores e o ensino público de qualidade para todos", reforçou ele.
O estudo, segundo o OLB, avaliou como ações positivas as que favoreceram maior investimento público no setor, institucionalização de mecanismos regulatórios e desburocratização da agenda científica. A definição dos critérios e as análises realizadas foram acompanhadas pela Associação Brasileira de Ciência Política, em uma colaboração diante dos desafios atuais para o Ensino Superior e a Ciência e Tecnologia do país.
O levantamento, de acordo com o Observatório, baseia-se na computação de um conjunto de atividades legislativas (pareceres, emendas, discursos e votos), a partir da qual se produz um indicador que expressa tanto o engajamento de cada deputado e deputada no processo legislativo, quanto a valência de sua atuação – ou seja, ela é favorável ou contrária nos temas analisados. Esse indicador é então reescalonado na forma de uma nota que varia de -10 a +10. Quanto mais ele participar de forma ativa na tramitação das proposições, mais próxima será sua nota dos dois extremos, 10 (em caso de atuação favorável) ou -10 (em caso de atuação desfavorável).
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CONECTADORatinho Junior sanciona lei que prevê aumento do investimento em conectividade rural
Iniciativa visa ampliar o acesso à internet banda larga e à telefonia móvel na área rural
19/11/2025 09h10 -
OPORTUNIDADESPrefeituras de Turvo e Campína do Simão abrem +80 vagas para professores e serviços gerais – salários de até R$ 5.652
Em Turvo inscrições encerram nesta quarta (19)
19/11/2025 08h50 -
TRÂNSITODois acidentes em menos de uma hora mobilizam equipes de socorro e deixam feridos em Guarapuava
Três pessoas ficaram feridas
19/11/2025 08h06 -
ALERTAUltraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros
Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou em 91
19/11/2025 07h41 -
OPORTUNIDADESEdital do concurso com 641 vagas para a Secretaria da Saúde será publicado em janeiro
Entre as 641 vagas, 325 delas são para Promotor de Saúde Profissional, que envolve: administrador, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, biomédico, contador, economista, entre outros
19/11/2025 07h04 -
VIOLÊNCIAMadrugada tensa em Guarapuava: prisões, furto e violência doméstica marcam o início desta quarta (19)
Um homem agrediu o pai de 79 anos e o ameaçou de morte
19/11/2025 06h15



