Projeto Tampinha Solidária entrega arrecadações ao S.O.S de Guarapuava

O peso que dá das tampinhas é revertido em fraldas geriátricas

28/06/2022 18H17

Nessa segunda feira (27 de junho), a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava (SEMAG) entregou mais uma remessa de tampinhas plásticas da “Campanha Tampinha Solidária” ao Serviço de Obras Sociais (S.O.S.) Airton Haenisch.

O projeto é idealizado pela Associação Acácias Emiliano Perneta (AAEP) e tem por objetivo trocar tampinhas de garrafas pets, produtos de higiene, sucos, leites e óleo de cozinha, por fraldas geriátricas. O item de higiene beneficia os idosos que vivem no S.O.S., além de ajudar na preservação do meio ambiente.

“Nós gastamos uma média de quatro a cinco mil fraldas por mês agora no inverno. Temos mais de vinte idosos que usam fralda. Reunimos, no mínimo, dois mil quilos de tampinhas para encher um container. O pessoal de Curitiba que cuida do projeto, leva as tampinhas para uma fábrica que tritura e confecciona embalagens para produtos de armazenamento de querosene, gasolina, vasilhas de limpeza, baldes, dentre outros. O peso que dá das tampinhas, eles revertem em fraldas geriátricas que mandam para nós. Além de colaborar com o meio ambiente, colabora muito com a entidade e nós agradecemos”, explicou o diretor do S.O.S., Leônidas Ribas.

O médico veterinário da Secretaria de Meio Ambiente e idealizador do projeto, Eros Ferreira, contou como o projeto funciona. “Resolvemos começar o projeto com o apoio do Celso Araújo e do Fábio Gorski, da Secretaria do Meio Ambiente. Além de ajudar a natureza separando esse material que é um plástico diferente do resto dos pets, o projeto ajuda o S.O.S. também. Essas tampinhas são encaminhadas para Curitiba, a uma empresa de reciclagem e são trocadas por fraldas geriátricas. A cada quilo de tampinha, eles dão duas fraldas geriátrica”, detalhou.

O secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, se disse feliz com a entrega das tampinhas e reitera que toda ajuda é bem-vinda em auxílio da instituição que tanto necessita. “Hoje nós entregamos mais duas caminhonetes cheia de tampinhas, de diversos tipos e formatos. Essas tampinhas serão transformadas em fraldas, em cadeiras de roda e outros utensílios que o S.O.S. usa para os nossos velhinhos aqui da cidade. Por isso, é muito importante esse trabalho. Nós temos diversos pontos de arrecadação para o recolhimento desse material descartável. Desta forma, além da questão ambiental, é muito importante a questão social que traz benefícios para o S.O.S. do municipio”, destacou Celso.

SOLIDARIEDADE

Para fazer parte desta ação é fácil; basta levar as tampinhas até os seguintes pontos de coleta: prédio da prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Covsom Som e Acessórios, KM Universitário, Point Universitário, Posto Guairacá I, Galpão do Boiadeiro, Pesque e Cia, Multicoisas, Agropecuária Agroboi, Supermercado Mil, Agroshop, Estrela Materiais de Construção, Megaplast, Colégio Adventista, CCBEU, Faculdade Campo Real e Unicentro.

“Pedimos a ajuda de todos nesta ação. Além de colaborar com o meio ambiente, as pessoas ajudam quem mais precisa, que são os nossos idosos. Aceitamos qualquer quantidade de tampinhas. Só tocar a campanha aqui na nossa portaria”, concluiu Leônidas.

Quais tampas podem ser doadas?

Cozinha: margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, óleo, temperos, garrafas pet, leite, suco, água de coco, fermento em pó, leite em pó, café instantâneo.

Área de serviço: amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpadores em geral.

Banheiro: shampoo, condicionador, hidratante, creme dental, acetona, entre outros.

Deixe seu comentário:

Veja Mais